Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em aceitar, você concorda com este armazenamento e com a nossa política de privacidade.



Núcleo Pedagógico

A UNIEPRE compartilha da quebra de uma concepção assistencialista, espontaneísta e conteudista na Educação Infantil, em que a criança só tem o direito de ser “cuidada”. Na UNIEPRE a função primordial da Educação Infantil é preparar sujeitos dotados de competências, capacidades e habilidades para o exercício da vida social.

Nosso Projeto Educacional tem como norte cinco diretrizes que direcionam todas as decisões educacionais, pois o desenvolvimento dessas diretrizes é o maior objetivo dos trabalhos realizados tanto com as crianças como com os profissionais. Para tanto, realizamos programas de formações continuadas com toda nossa equipe.

Nossas Diretrizes Educacionais +

Projeto Educacional Tempo Didático

A UNIEPRE concebe a rotina como estruturante do tempo, contrapondo-se à concepção mecânica, que torna as ações dependentes do relógio. Quando o tempo pedagógico é medido pelo relógio, as necessidades das crianças, do educador e da unidade são desconsideradas. O tempo é marcado, fechado, inflexível, o que importa é seu cumprimento. Neste caso as atividades escolares são equiparadas a uma produção de fábrica, em que acontecem e se sucedem sem a influência das possibilidades e das necessidades dos envolvidos.

Quando a rotina é vista como estruturante do tempo, significa que o educador e a criança poderão ter segurança e organização das suas ações, conforme suas necessidades e interesses, sem necessariamente ter o tempo contado, mas sim organizado por uma sequência. Desta forma, a rotina torna-se um excelente recurso pedagógico para a construção da autonomia e da independência da criança, pois a constância da organização do tempo possibilita o domínio da sequência das atividades, o que torna a criança independente do adulto para prever as ações. A autonomia é contemplada quando a criança, ao possuir conhecimento da rotina, tem informações para tomar decisões conforme seus saberes, através:

DAS SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DAS ATIVIDADES OCASIONAIS DAS ATIVIDADES PERMANENTES DOS PROJETOS DIDÁTICOS

 

As estratégias acima podem ser todas contempladas diariamente em nossas unidades escolares. Venha nos conhecer. Será um prazer podermos compartilhar todos os nossos fazeres vivenciando “IN LOCO” com os visitantes interessados nos nossos serviços.

Projeto Educacional Espaço Físico

A organização do espaço físico da escola tem influência sobre as crianças e adultos, determinando o modo como todos os envolvidos sentem, pensam e se comportam. Partindo desse pressuposto, a organização dos ambientes escolares não é “pano de fundo” da educação, mas aspecto fundamental para uma boa situação de aprendizagem, além de proporcionar às crianças a mesma segurança e tranquilidade que possuem quando em companhia da família.

Os espaços físicos disponíveis na escola devem favorecer a construção da autonomia, da independência e da identidade, assim como, do desenvolvimento da integração e do acesso à cultura. Toda esta organização deve prever o cuidado e a preocupação com a estética, possibilitando a apreciação do que é belo. Dessa forma, torna-se o terceiro educador quando sua organização e planejamento permitem que a criança aprenda, encontre desafios, elabore e construa conhecimentos na interação com os ambientes, de forma segura e prazerosa.

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Ao brincar a criança explora suas competências, resolve problemas, compreende a capacidade das coisas, exercita a autonomia, exerce interação com o outro, assim como entra em contato com a cultura, através do aprendizado das brincadeiras.

Tem como objetivo desenvolver as habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização.

A brincadeira na Uniepre ocorre em diferentes contextos e com planejamentos variados, podendo ser através dos:

BRINQUEDOS DOS CANTOS KIT DE BRINQUEDOS CESTA DO TESOURO BRINCADEIRAS HEURÍSTICAS BRINCADEIRAS SIMULTÂNEAS

Núcleo Saúde

O NÚCLEO SAÚDE compõe o Projeto Educacional da UNIEPRE.
Composto por uma equipe multidisciplinar que atua estrategicamente no estudo e desenvolvimento dos procedimentos de cuidar e na formação continuada dos colaboradores, o Núcleo Saúde é reconhecido em nossas unidades como prestação de serviço não menos importante do que a própria proposta pedagógica.

Projetos de apoio e de acompanhamento paralelo às aprendizagens das crianças, como:

DE OLHO NA VISÃO – de Triagem Oftalmológica;
SORRINDO COM SAÚDE – de Triagem Odontológica;
FALANDO SÉRIO – de Triagem Fonoaudiológica;
SABOR NA MEDIDA – de acompanhamento e orientação alimentar;

não se descolam das ações pedagógicas diariamente, agregando valor e proporcionando segurança e tranquilidade para crianças e famílias em uma relação de integração. Reconhecidas como “ A Saúde é Assim”, constituem um diferencial no trabalho com crianças de creches e educação infantil. A promoção de saúde, a prevenção de doenças e acidentes e as condutas diárias do cuidar são concebidas na busca pela excelência.

As Boas Práticas são identificadas no serviço de nutrição, gerenciados por nutricionistas e técnicas em nutrição; o ambiente seguro e limpo são coordenados por profissional técnico em segurança do trabalho e o cuidado com o crescimento e desenvolvimento da criança é acompanhado de perto pela equipe de enfermagem.

A equipe de enfermagem UNIEPRE, diariamente e “full time” nas unidades escolares, é composta por técnicas de enfermagem, técnicas de enfermagem do trabalho e enfermeiras, atua diretamente no cuidado de saúde das crianças, na prevenção de doenças e acidentes e na promoção da saúde. Temos como documento norteador das ações o LIVRO BASE e como objetivo principal cuidar com zelo da saúde de todos.

Assim, todos os Programas de Formação do Núcleo Saúde são acompanhados diariamente, o que garante que os aprendizados adquiridos nas formações e capacitações por todos os envolvidos na operação diária sejam amplamente supervisionados.

DE NADA ADIANTA A FORMAÇÃO SE NÃO TIVERMOS DIARIAMENTE O MONITORAMENTO E A INTERVENÇÃO IMEDIATA DE GERENTES E COORDENADORAS ALTAMENTE ESPECIALIZADAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE EM CRECHE, DIFERENCIAL ESTE QUE PROPORCIONA A UNIEPRE CONFIANÇA E CREDIBILIDADE DE TODA NOSSA CADEIA DE “STAKEHOLDERS”.

 

 

núcleo saúde uniepre

Projeto: De Olho na Visão

A equipe de enfermagem UNIEPRE anualmente realiza ações educativas e triagens através da inspeção ocular e tomada de acuidade visual sendo que para crianças de até 3 anos e 11 meses será feito o exame físico do olho e acima de 4 anos a triagem será feita com a TABELA DE SNELLEN. Temos como objetivo em nosso projeto DE OLHO NA VISÃO socializar informações sobre a importância da visão, realizar a triagem com as crianças, chamar a atenção das crianças e familiares para os cuidados que devemos ter com os olhos.

Projeto: Sorrindo com Saúde

Um programa de prevenção em saúde bucal é muito importante para a manutenção de dentes sadios, evitando tratamentos restauradores que possam comprometer a vitalidade da estética dos seus dentes decíduos (de leite) e dentes permanentes. Evita também stress com dores de dente, que muitas vezes tira o sono dos pais e das crianças afetadas que podem levar à traumas psicológicos por tratamentos restauradores, nesta fase precoce. O comparecimentos de consultas periódicas, e preventivas são recomendadas para realizar evidenciação de placa bacteriana, limpeza, aplicação tópica de flúor entre outros.
Equipe de enfermagem UNIEPRE.

Projeto: Falando Sério

O Falando Sério, projeto fonoaudiológico UNIEPRE, tem como foco principal a triagem das crianças no aspecto do desenvolvimento da fala e audição.

Anualmente, a fonoaudiológa avalia as anamneses e realiza as triagens com as crianças autorizadas a participar do projeto. Se for detectada alguma alteração ao exame, a criança será encaminhada para avaliações complementares.

A parceria escola e família é essencial para o sucesso do projeto e para a saúde das crianças.

Projeto: Sabor na Medida

O Sabor na medida vem compor as ações de promoção em saúde alimentar infantil já desenvolvidas nas unidades, como por exemplo: O cuidado com a gestante, o incentivo ao aleitamento materno, o Projeto de educação alimentar infantil Sabor que Sustenta, o Cardápio criteriosamente elaborado e avaliado por nutricionistas e o incentivo para refeição do jantar em família, entre outros.

Proposto para o início em Março de 2016, dentre as ações destacamos a avaliação individual baseada no IMC – índice de massa corpórea infantil. A avaliação possibilitará a classificação no peso ideal, no sobrepeso e na obesidade.

Núcleo Gerencial Administrativo

“De que nos adiantaria uma Proposta Educacional de excelência, e um Espaço do Brincar maravilhoso se não fossem os profissionais que nos acompanham diariamente”?
Assim, funciona o Núcleo Gerencial na UNIEPRE: “Formado por Pessoas”.
Nossas diretoras, coordenadoras, enfermeiras e técnicas de enfermagem estão nas unidades a serviços das crianças, famílias e colaboradores. Trabalhamos de forma a acreditar nas crianças como foco central do nosso trabalho e nas relações HUMANISTAS como meio a alcançarmos nossos objetivos com os pequenos estudantes e com os adultos profissionais.

Ciclo Gerencial

Ciclo Gerencial

Veja nosso infográfico e compreenda como funciona nosso Ciclo Gerencial!

Recomeçar Ciclo!

Contato

Qual o motivo de seu contato?
Selecione a opção desejada.


> Solicitar Proposta


> Enviar Currículo