Um pouco do novo CCI Cummins / Uniepre
A história da Uniepre com a Cummins começou em 2001, quando a Cummins Brasil decidiu por terceirizar a gestão de seu Centro de Desenvolvimento Infantil, até então autogerido, para uma empresa especializada em educação Infantil.
No final do ano passado (2015), a Cummins entendeu que a escola precisava de uma revitalização e, portanto, iniciou-se uma grande reforma na estrutura física de atendimentos às crianças.
Hoje, 22/08/16, o CCI da Cummins voltou a atender as crianças com um espaço totalmente projetado para o atendimento da faixa etária de 4 meses a 2 anos. Salas com solários anexos, novos ambientes de banho e troca, parques coberto e descoberto, área livre e arborizada descoberta, mobílias relacionadas à abordagem Pikler, novos brinquedos e muitos materiais não estruturados foram projetados para aguçar a curiosidade e a descoberta das crianças.
Durante esse período de obras a Uniepre teve o privilégio de atuar como parceira e contribuir com os conhecimentos educacionais, para melhor equipar e assim oferecer atendimento de qualidade para as crianças.
Para chegarmos à data de hoje, muito planejamos e refletimos: discussão do projeto do novo espaço, compras de materiais, escrita de regimento interno, formação da equipe Uniepre, reunião com os pais e muitos saberes pedagógicos adquiridos pelas profissionais educadoras que estarão no atendimento direto dos bebês. Toda equipe Uniepre está preparada para o acolhimento às famílias e às crianças. Esses primeiros dias são essenciais para o êxito dos trabalhos, pois muitos sentimentos e emoções ocorrem nesse período de adaptação.
A entrada da criança na escola precisa ser bem planejada. É um momento que devem ser levados em consideração os sentimentos e pensamentos da família, da criança e do educador, pois se trata de um período de muita importância para todos os envolvidos. Um planejamento bem realizado para este período é o que garantirá o sucesso da entrada da criança na escola. Nesse momento a criança vive dois processos simultâneos: separação e construção de novos vínculos.
AÇÕES IMPORTANTES PARA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
Por Patricia Bignardi
Gerente Pedagógica UNIEPRE