A VISÃO é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança com deficiência visual, pois gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback visual.
O diagnóstico precoce de doenças, um encaminhamento e tratamento adequados e efetivos, bem como um programa de estimulação visual precoce podem permitir que a criança possa ter uma integração maior com seu meio.
(Diretrizes de atenção à saúde Ocular na
Infância, Brasília 2013)
Nos estudos realizados de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as causas mais encontradas para a perda visual e que levam até à ausência total de visão são:
– Toxoplasmose;
– Catarata;
– Retinopatia da Prematuridade (ROP);
– Glaucoma;
– Alterações do sistema nervoso central.
30% das crianças com idade escolar apresentam algum problema de visão, e 8 em cada 10 crianças nunca fizeram exame de vista, ou foram examinadas por oftalmologista.
Na UNIEPRE, o projeto “De Olho Na Visão”, há 10 anos vem cuidado da saúde visual das crianças . A triagem, através de exame físico do olho para crianças de até 4 anos, e TAV- teste de acuidade Visual para crianças maiores de 4 anos com uso da Tabela de Snellen, são nossas principais estratégias.
As rodas de conversa feitas pelas equipes de enfermagem com as crianças, proporciona para os pequenos a discussão e conscientização para os cuidados que devemos ter com os olhos e com os óculos, para quem os usam.
As famílias são parte essencial do projeto. Participam ativamente, desde o compromisso de enviar à escola a documentação do teste do olhinho, acompanham o desenvolvimento do projeto, e levam seus filhos regularmente no oftalmologista, o que nos permite cada vez mais atingir a missão da UNIEPRE de proporcionar tranquilidade e conforto para nossas famílias em uma relação de integração.
Por: Ellen C Del Grande
Gerente Núcleo Saúde UNIEPRE