A higiene oral é muito mais do que a limpeza da boca e dos dentes. Manter a higiene oral é um gesto de saúde que inibe a entrada de bactérias no organismo.
A boca é um pequeno ninho de bactérias e, normalmente, estas bactérias são mantidas sob controle, através da higiene oral que é escovação dos dentes e a higienização da língua, que pode ser feita também com a escova de dentes.
Temos alguma proteção criada pelo próprio organismo, como por exemplo, a saliva que contém enzimas que ajudam a destruir as bactérias. Mesmo assim, é possível que estas bactérias se proliferem e venham causar sérios danos nos dentes e na saúde geral do organismo humano, como a placa bacteriana e o tártaro.
A placa bacteriana é uma película aderente e transparente, que se cola à superfície dos dentes e gengivas. É de consistência mole, e fácil de ser removida com a higienização bem-feita.
O tártaro é comparado com a minúsculas pedrinhas, alimentos já calcificados que se acumulam entre os dentes. Este já é mais difícil de ser removido, quando já incrustado entre os dentes, e somente um dentista poderá retirá-lo com eficácia e segurança.
A higienização correta deve ser incentivada desde a primeira infância, quando os dentes de leite estão em formação.
- Medidas para diminuir o risco de cárie e manter o cuidado com sua boca:
- Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, e usar fio dental diariamente;
- Ingerir alimentos balanceados, e evitar comer entre as principais refeições;
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental que contenha flúor adequado para cada idade;
- Ir ao dentista a cada seis meses;
- Trocar a escova de dentes a cada dois meses, ou sempre que as cerdas começarem a ficar danificadas.
As ações educativas na UNIEPRE do Espaço Criança Eurofarma – Unidade Itapevi, assim como em todas as unidades da UNIEPRE, contribuem com a prevenção de doenças bucais. Em 2016, novamente obtivemos índice menor que 1% de cárie entre nossas 104 crianças, resultado este positivo, fruto do trabalho de parceria entre escola e famílias, afirmam Marinez Ribeiro e Cleidiane Russo, técnica de enfermagem e diretora da escola, respectivamente.
Por: Marinez Ribeiro
Técnica de enfermagem do Núcleo Saúde UNIEPRE