Todos sabemos como é difícil encontrar uma escola ideal. No entanto, depois de ter escolhido a instituição, os desafios não terminam. Além de avaliar se tudo o que foi dito é cumprido na prática, é necessário que a escola se mostre um lugar onde a criança seja bem cuidada e se sinta feliz. Agora, se a criança não gosta de estar no espaço escolar, há algo de errado.
“Para que se sinta segura para aprender, e confortável para se desenvolver, a criança precisa gostar da escola. Se isso não acontece, é preciso investigar!”, explica Flávia Gusmão, diretora da Escola UNIEPRE – Unidade Cantareira, que atende a faixa etária de 0 a 6 anos na Zona Norte de São Paulo.
Como já sabemos, através de vários estudos científicos, a arquitetura do cérebro se forma nos primeiros anos de vida. É por isso que o trabalho educacional realizado nesta etapa é extremamente significativo e ajuda a definir o futuro desenvolvimento dos pequenos. No espaço escolar, as crianças ganham habilidades, valores, conhecimentos, sensibilidade, capacidade de percepção e de relacionamento humano. No entanto, isso só acontece se ela se identifica e gosta de estar na escola. Caso contrário, os prejuízos podem ir além dos pedagógicos e afetar seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Tenha um olhar atento e cuidadoso!
O que fazer se seu(sua) filho(a) não gosta de ir para a escola:
1. Converse com seu(sua) filho(a) e tente descobrir o motivo pelo qual ele(ela) não gosta de ir para a escola. Investigue se a situação é um motivo pontual e contornável, ou algo mais sério que merece toda a atenção.
2. Procure a escola e verifique o que os profissionais têm a dizer sobre o que está se passando com sua criança. É preciso que eles tenham notado essa insatisfação e estejam agindo para reverter a infelicidade da criança. Certifique-se de que a conversa aconteça de maneira franca com a escola, e que juntos famílias e escola, possam estabelecer uma estratégia efetiva de reversão do contexto.
3. Se a situação não for mediada, vale partir para outras alternativas e começar a buscar por trabalhos concretos em outras escolas. Ainda que pareça assustador interromper o ciclo escolar de seu filho, pode ser a saída mais eficaz e menos dolorosa para a criança, porque forçar uma criança a permanecer na escola contra a vontade poderá repercutir, negativamente, mais tarde na sua vida estudantil.
Ela até poderá se conformar, mas não se adaptar; o que é totalmente diferente.
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Quem somos
A UNIEPRE tem 28 anos de experiência no atendimento à Primeira Infância, atendendo do Berçário à Educação Infantil. Nossa rede de escolas parte do pressuposto que os bebês e as crianças são potentes, e capazes de adquirir e construir cultura. Acreditamos que a formação de vínculos afetivos é prioridade no trabalho da escola, assim como a motricidade livre, o brincar e a construção da autonomia. Neste ano, foi inaugurada uma nova Unidade na Zona Norte de São Paulo, com proposta pedagógica consolidada e um espaço arquitetônico completamente pensado para receber bebês e crianças pequenas, levando em conta a iluminação natural, a ventilação, a transparência dos espaços, o conforto, o desenvolvimento e o bem estar das crianças.
Venha nos conhecer e traga seu maior tesouro para uma escola cuja proposta de Educação Infantil é muito diferenciada!
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Esperamos por você!
Valéria Vasconcellos e Flávia Gusmão
DIRETORAS – UNIEPRE
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