Como prevenir e realizar procedimentos adequados com os bebês.
Qual a profissional que trabalha em ambiente coletivo com crianças e bebês não vivenciou algum dia, uma situação em que se deu conta de não saber como agir? Por exemplo, diante de uma situação de engasgo por alimento ou algum objeto, ou de uma convulsão por febre, até mesmo, de uma queda violenta. Você tem o conhecimento de como cuidar da criança sem colocar a vida dela em risco? Se você sabe o que, e como fazer nessas situações, provavelmente, esse conhecimento não deve estar presente na totalidade da equipe em que você atua! E, no universo infantil, especificamente nos espaços coletivos, conhecer sobre os procedimentos para prevenir acidentes é primordial para que o dia a dia das crianças, das educadoras e das mães seja vivido da maneira mais organizada e tranquila possível.
Estatisticamente, 3% dos acidentes domésticos e escolares ocorrem por fatores inusitados. O restante, 97%, estão caracterizados como intercorrências, por: negligência, imprudência ou imperícia.
A enfermeira da Rede UNIEPRE, Ellen Del Grande, apresentou durante o 19º Seminário de Educação Infantil – Territórios Poéticos da Infância, promovido pelo Prisma, no dia 9 de abril, em São Paulo, a comunicação “Prevenir acidentes em creches: uma necessidade”. Discorreu sobre o trabalho de formação em saúde, específico para profissionais que atuam na educação infantil. Foi um momento de reflexão que levou os participantes à reflexão sobre a importância de se abordar nos espaços em que cada um atua os temas:
-
A criança contextualizada nos cenários dos acidentes;
-
Estatísticas de acidentes;
-
Os ambientes coletivos – cuidados e higienização;
-
A prevenção, a negligência, a imprudência e a imperícia;
-
As ocorrências específicas da primeira infância: bebês e crianças;
-
Os instrumentos facilitadores para mapear as intercorrências de acidentes e doenças.
Diante da explanação de Ellen Del Grande, se refletiu, também, sobre os papeis e responsabilidades que cada um tem dentro das escolas, pautados nos órgãos de saúde e de educação que regulamentam as instituições infantis.
Esse trabalho de formação em saúde é realizado há mais de uma década pela equipe da enfermagem UNIEPRE. Atuamos com o público interno, e realizamos parcerias com instituições públicas, privadas e de terceiro setor.
Por: Sheilla André
Centro de Formação Uniepre
contato: centrodeformacao@uniepre.com.br