post-15-05-2016-3Desde os primeiros instantes da vida de uma criança, ela já deve ser vista como sujeito, portador de direitos, valores entrelaçados pela cultura – a cultura da infância. Nesse sentido, ao planejar quais móveis devem compor o ambiente de uma sala de aula infantil, essa concepção de infância – que valoriza a criança na sua integralidade – deve ser considerada. Na prática, o que isso significa? Significa que as lógicas da padronização e da reprodução não devem compor o ambiente infantil. Os espaços e os mobiliários devem ser acolhedores das surpresas que surgem cotidianamente no coletivo das escolas frequentadas por crianças pequenas. Grosso modo, a sala de aula tem que ser capaz de estruturar o conhecimento e organizar o aprendizado, funcionar como verdadeiro espaço de investigação.

Consideramos o espaço como o terceiro educador das crianças, portanto, planejar a sua composição passa a não ser um mero detalhe. Na primeira infância, de 0 aos 3 anos de idade, opost-15-05-2016 movimento e a brincadeira são vias de aprendizagens para o bebê. Organizar o espaço de maneira que favoreça essas necessidades dos pequenos tem caráter definitivo para um desenvolvimento saudável. Conforme ele for pensado, poderá convidar à interação de maneira facilitadora. Diante disso, escolher mobílias que facilitem a organização de brinquedos, que permitam que a criança suba, desça, balance, escorregue etc, parece-nos uma posição comprometida com as infâncias brasileiras.

Nessa perspectiva de trabalho de respeito à criança, o critério de seleção de mobília deve levar em consideração que os móveis sejam fabricados atendendo aos padrões de ergometria e ergonomia para cada etapa do desenvolvimento infantil, preocupando-se com o peso, o tamanho e o tipo de material.

post-15-05-2016-4Wallon e Winnicott, teóricos que estudaram o desenvolvimento infantil, contribuíram muito para educação ao revelarem por meio de suas pesquisas que  o movimento, tem papel crucial para o desenvolvimento na primeira infância. A criança se expressa nessa etapa de vida,  por meio do movimento que tem papel fundamental para a expressão da vida psíquica. Em suas pesquisas, consideraram que sem o movimento é impossível ocorrer  aprendizagem.

Os módulos de motricidade, inspirados nas Pedagogias de Respeito estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado de mobiliários para instituições que atendem crianças de 0 a 3 anos. Esse tipo de mobília colabora com o desenvolvimento motor dos pequenos, sem que os adultos tenham que interferir diretamente, ferindo, o processo de desenvolvimento natural de cada criança, ao mesmo tempo, permite que os educadores compreendam que o treino psicomotor, a intervenção direta é prejudicial ao desenvolvimento infantil.

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Bebês no berçário
Fotos de Arquivo: Centro de Desenvolvimento Infantil Aché/UNIEPRE
Por: Sheilla André Carlos da Silva
Contato: centrodeformacao@uniepre.com.br

 

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