Perrenoud, em seu livro “10 Novas Competências Para Ensinar” (2000), discorreu sobre a importância da articulação de um projeto de formação de professores alicerçado no trabalho colaborativo, em equipe. Segundo ele, é importante que os educadores de uma comunidade escolar sejam potentes o suficiente para que se desenvolvam de tal maneira que tenham capacidade de articular e administrar o seu próprio processo de desenvolvimento profissional.
Dialoga com esse princípio, Nóvoa, que em Professores – Imagens do Futuro e do Presente, (2009) nos aponta: “A formação de professores deve valorizar o trabalho em equipa e o exercício colectivo da profissão, reforçando a importância dos projetos educativos de escola.”
Cremos na potencialidade da construção de espaços reflexivos nos quais a equipe educativa, ao mesmo tempo que trabalha, possa se desenvolver profissionalmente. Sendo assim, valorizamos em nossa rotina de desenvolvimento profissional ações formativas realizadas por meio de discussões, estudos e reflexões. Realizamos encontros de estudos regularmente, em momentos pontuais com toda a rede.
Nesse sentido, temos perseguido o propósito de aprimorarmos as ações por meio desses espaços formativos a todos os profissionais que atuam na UNIEPRE.
Para significar ainda mais essas ações, no último sábado, 14 de maio, 2016, a nossa equipe de educadores, representada pela a diretora pedagógica Flávia Gusmão; pelas gerentes – Ellen Delgrande, Patrícia Bignardi e Sheilla André; e professoras Cristina Rodrigues e Taís Moreno, apresentaram práticas e pesquisas educacionais no VIII Congresso ICLOC – Práticas na Sala de Aula:
-
A Relação Escola-Educador & A Relação Educador-Bebê
Flávia Gusmão e Patrícia Bignardi
-
Bebês Potentes! O “Era assim… Agora não”, No Berçário do Centro de Desenvolvimento Infantil Aché/UNIEPRE
Sheilla André e Cristina Rodrigues
-
Leitura Literária Para A Primeiríssima Infância
Sheilla André e Taís Moreno
-
O Bem-Estar do Bebê X A Violência Suave No Espaço De Educação Infantil
Ellen Delgrande
Consideramos que essas comunicações foram significativas do ponto de vista do compartilhamento de nosso trabalho com a comunidade escolar presente no ICLOC. E, também, pudemos admirar e vibrar pelas excelentes participações das professoras do Centro de Desenvolvimento Infantil Aché/UNIEPRE, Cristina Rodrigues e Taís Moreno que realizaram nesse dia, suas primeiras experiências de comunicação em um congresso!
[envira-gallery id=”931″]
Por: Sheilla André
Gerente do Centro de Formação UNIEPRE
centrodeformacao@uniepre.com.br