Atualmente o maior desafio da escola é compreender como as crianças pensam. Consideramos que as práticas sociais quando levadas às salas de aulas, dão sabor ao cotidiano dos pequenos dentro das escolas o nos indicam as ideias que os eles têm sobre o mundo. Desse modo, os exemplos reais aproximam as crianças de conceitos importantes para a compreensão de fenômenos naturais. Para significar o cotidiano delas no CCI, elaboramos o Projeto Horta, que está presente em nossa rotina, fazendo com que conheçam e pratiquem hábitos saudáveis.
Nos momentos em que os alunos estão em contato com a horta servem como um verdadeiro campo de pesquisa. São discutidos temas como alimentação, nutrição e cuidados com a natureza e com o meio ambiente. Essas práticas, aliadas ao trato da terra e das plantas geram situações de aprendizagens reais e diversificadas. As responsabilidades nos cuidados da horta, são divididas entre crianças e adultos, inserimo-las nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.
Dentre os benefícios alcançados com o Projeto Horta, se destacam a produção e o consumo de alimentos naturais, atividades ligadas à culinária na escola, inserção de assuntos como cuidados com a saúde, influenciou as escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática, as consequências que as ações do homem têm em relação ao meio ambiente. E, também, aperfeiçoamos a escuta atenta e o desenvolvimento da oralidade, por meio das experiências de argumentação nas diferentes situações de conversas.
As crianças são potentes multiplicadores, compartilham, naturalmente, o que descobrem em suas experiências às comunidades que estão inseridas. Alegramo-nos, também, com as participações ativas das famílias, que acabam direta ou indiretamente, intermediados pelos entusiasmos dos alunos, evolvem-se nas descobertas realizadas pelos pequenos, que podem transformar os hábitos de seus familiares. Dessa maneira, consideramos que as experiências de desenvolvimento de projetos no espaço escolar influenciam, positivamente, a vida nas comunidades.
Tudo começou assim…
-
Escolhemos um espaço da escola para montar a horta. (Ressaltamos que as plantas precisam de um solo adubado, água e da luz do sol para crescer e produzir);
-
Separamos as sementes de acordo com a época de nascimento das plantas;
-
Organizamos um planejamento para orientar o trabalho com a horta.
Escolha das Sementes
“Onde fica a semente da cenoura?”
“Onde encontramos a semente da alface?”
Essas perguntas orientaram as pesquisas das crianças, contribuindo para discussões e reflexões dos pequenos.
PLANTIL
Observar a transformação das sementes é mágico para os pequenos! Dessa experiência também nascem interessantes aprendizados.
CULTIVO
Cuidar dos canteiros, limpar, aguar e observar o crescimentos das plantas causou um entusiasmo!
O que geralmente passa desapercebido aos olhos de um adulto, com a criança tudo é percebido e aprendido.
COLHEITA
As colheitas foram planejadas de acordo com o crescimento das plantas. E assim, o cardápio da escola foi ganhando mais sabores, cores e aromas, além de mais apreciadores.
HIGIENIZAÇÃO
As crianças compreenderam que a higienização é uma ação importante e indispensável, por isso, deve fazer parte do preparo dos alimentos.
PREPARO
Oportunidade para socializar, interagir e trocar.
Preparar um alimento. Participar do processo junto com outras pessoas, torna o momento da refeição ainda mais agradável.
DEGUSTAÇÃO
Degustar é mais que aprender a comer…
É saborear e valorizar o que se serve à mesa!
E o mérito desse projeto foi proporcionar às crianças momentos de valorização ao alimento natural, e que elas conhecessem todo o ciclo do preparo, cremos que depois desse processo, as crianças mudarão as suas relações com os alimentos.
CCI Nosso Mundo de Amor – SSP
Coordenadoras Luana Gonçalves e Eliane Lopes