É através da exploração dos 5 sentidos que a criança conhece o mundo, o outro e a ela mesma. Esta vivência se faz através de seu corpo, como um caminho para as aprendizagens. Por meio dos nossos sistemas sensoriais, percebemos o nosso corpo e todo o ambiente a nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária.
Por meio de sons, cheiros, gostos e, principalmente, toques, a criança vai compreender o que acontece a sua volta. E faz isso com o corpo inteiro: mãos, pés, cabeça, boca, língua, ouvidos, olhos. À medida que experimenta, vai construindo a memória de suas vivências.
Mediante a exploração, a curiosidade, e a observação, as crianças procuram entender o como e o porquê das coisas que os rodeiam.
As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a tornar possível o uso eficiente do corpo no ambiente. (AYRES, 1972)
O Projeto: “Arte das sensações” desenvolvido no Berçário II na Unidade Campo Belo, traz como objetivo estimular os órgãos do sentido, promovendo o contato e o manuseio de diferentes texturas.
Por Mônica Gimenes / Gerente
Unidade: UNIEPRE & Eurofarma Campo Belo