Arte e infância… Um encontro de potências que levam à criação.
A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites. O que favorece o desenvolvimento de sua potência é a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. O trabalho com arte na Educação Infantil é um dos passos para cultivar essa vitalidade natural.
As crianças são sinestésicas, ou seja, todos os seus sentimentos estão despertos a cada momento. Elas são atraídas por aquilo que lhes interessa, por uma curiosidade. A disposição de uma criança está em descobrir, em subir em tudo, em olhar o avião passando, na formiga andando no chão, passarinhos cantando; enfim, são sensíveis assim como os artistas, que se tornam artistas, talvez, por continuarem sensíveis ao que para muitos não passa de rotineiro e comum, como um nascer do sol, por exemplo.
Trabalhar com arte na Educação Infantil ajuda cada criança a descobrir como é seu mundo de invenções, a abrir a porta para novos conhecimentos e assim aprender a imaginar e fazer.
No universo escolar, a arte possibilita o entrecruzamento de diversas áreas do conhecimento. Isso também acontece na arte contemporânea, que opera em campos sem fronteiras, por suas múltiplas possibilidades de ação e apresentação. A partir de uma ideia (conceito, projeto) ou da experiência com materiais, o sujeito pode expressar o que sente, pensa, observa, imagina e deseja.
As crianças pequenas precisam de espaço para se colocar e ser o que são. Quanto mais o adulto tiver escuta e abertura , propondo situações onde elas sejam protagonistas, mais teremos crianças envolvidas e alegres em fazer, em participar, sem medo de se expor.
O papel do professor é ajudar a criança a realizar suas ideias, é dar suporte para as diversas ações que envolvem arte. Assim como os artistas, as crianças falam, sabem bem o que querem, “ eu preciso do lápis vermelho”, elas têm necessidades poéticas, e precisam do adulto para favorecer o ato de fazer.
Este texto contém trechos retirados do livro: Interações: onde está a arte na infância? Autora Stela Barbieri
A UNIEPRE estimula as crianças a exploração diversos tipos de materiais gráficos e plásticos, sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de expressão, comunicação e realização de produções artísticas.
ESPAÇO CRIANÇA
EUROFARMA & UNIEPRE – Unidade Campo Belo