“o sujeito constroi seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias”.
Jean Piaget
Os saberes das crianças de 0 a 3 anos demonstram que elas são cientistas em potencial. Aprendem conceitos de física, química e biologia por meio da observação e vivencias das diversidades de experiências com o mundo que as cerca.
Pesquisas, advindas do campo da neurociência, explicam a importâcia do período, até os três anos, para a formação do cérebro infantil. Por isso, quanto mais possibilidades de experiências e interações significativas com o ambiente, mais ligações de sinapses ocorrerão no cérebro dos pequenos, na prática, isso significa – construção de conhecimento.
A criança, no período da primeira infância, interage com o mundo de maneira, essencialmente, sensorial. E, considerando a natureza de cientistas que elas têm, buscamos organizar o tempo e os espaços de maneira que elas tenham oportunidades para explorar e manipular diferentes objetos, que dêem a elas possibilidades de exploração e investigação, cada uma a seu modo, e ao seu tempo!
E as turminhas do Infantil I e II, exploram, criam e recriam diante de tantas possibilidades.Convido-os a apreciar tudo isso nas imagens.
Por: Patrícia Sansão
Coordenadora Pedagógica
FURP – Fundação para o remédio popular