Falar sobre a alfabetização e letramento na Educação Infantil pode causar muito alvoroço, tanto para os familiares quanto para os pesquisadores do assunto.

Muito se discute sobre as verdadeiras intenções do trabalho com a leitura e a escrita  na Educação Infantil. Afinal, estamos falando de crianças muito pequenas.

E já é hora de falarmos sobre isso? Sim!

As fundamentações, teorias e pesquisas apontam diferenciações entre ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO. As duas concepções não se dissociam, pelo contrário, são complementares no processo de apropriação da leitura e escrita. Todavia, as nomenclaturas servem como base norteadora entre os estudiosos da educação para sinalizar a amplitude desta ação pedagógica.

Sem muitas delongas, o que difere uma definição da outra é que alfabetizar refere-se ao ato de identificar e decodificar letras, signos e símbolos que são instituídos por uma determinada sociedade. Já o letramento possui características mais abrangentes, em que se correlacionam um conjunto de habilidades e conhecimentos para o uso da linguagem oral e escrita. Sendo assim, o letramento entrelaça a capacidade de interpretações, compreensões de diversos tipos de textos e registros. Significa a contextualização dos signos e códigos aprendidos. É saber utilizar a linguagem como meio de comunicação com o mundo.

Dentro destas concepções, nós da Uniepre, trabalhamos conhecimentos e habilidades que possam favorecer o letramento para nossas crianças. Mas é claro que, concomitantemente, os aspectos de alfabetização também vão sendo apropriados, pois a criança começa a compreender códigos/letras que fazem parte do seu dia a dia.

Mas como trabalhar a alfabetização/letramento com crianças tão pequenas? Através das vivências!

letramento-1As experiências com diversos tipos de linguagem, brincadeiras, histórias, jogos, entre outras atividades, proporcionam momentos imensamente significativos para a apropriação da língua materna e seus variados tipos de registro.

Desta maneira, a criança – mesmo pequena – estará inserida em contextos linguísticos que serão processualmente apreendidos e, paulatinamente, a criança será capaz de realizar conexões para ler e interpretar o mundo à sua volta.

Reconhecendo símbolos, letras, palavras e aspectos de sua cultura. Aprendendo a utilizar a linguagem como forma de se expressar, tentando e experimentando desafios de leitura e escrita. E consequentemente, se consolidando com ser letrado.

Diante da exposição acima, esperamos que você, leitor, compreenda a importância da leitura e da escrita para as crianças. Seja também um incentivador: leia, releia, escreva e reescreva histórias. Quem lê, compreende o contexto em que vive; portanto, tem a possibilidade de transformá-lo.

A UNIEPRE acredita que no momento do planejamento é importante que o professor utilize estratégias para contemplar:

O Ler
O Escrever
O Escutar
O Falar

“A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.”

(Referencial Curricular nacional de Educação Infantil)

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Por: Ana Cecília S. C. Santana
Coordenadora Pedagógica

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