“Além da relação educadora/criança, a organização do espaço é condição fundamental para o desenvolvimento motor saudável. Dois princípios devem orientar nossas ações: o princípio da liberdade e o da proteção. Isto quer dizer que em cada fase do desenvolvimento da criança devemos proporcionar a ela a liberdade suficiente para o exercício dos movimentos e ao mesmo tempo proteção e aconchego, para que se sinta segura”.
Renata Keller Ignácio
No Berçário I a todo momento, criamos e transformamos o espaço para proporcionar atividades variadas, oportunizando novas descobertas e desafios.
Maria Carmem Barbosa afirma que alguns pesquisadores observaram que, quando os espaços nas escolas estão bem planejados, o professor deixa de ser o único foco de atenção das crianças, e o próprio ambiente chama as crianças pequenas para diferentes atividades. Assim, uma das tarefas principais de um professor de bebês é criar um ambiente onde as crianças possam viver, brincar e ser acompanhadas em suas aprendizagens individualmente e também em pequenos grupos. Os ambientes precisam ser coerentes com as necessidades das crianças, proporcionando situações de desafios, mas também oferecendo segurança.
Quando bem pensados e propostos, incitam as crianças a explorar, a serem curiosas, a procurar os colegas e os brinquedos, isto é, elas podem escolher de modo autônomo. Ao organizar a sala para os bebês, é importante arranjar pequenos espaços, confortáveis, com espelhos, tapetes, almofadas para favorecer seus movimentos. Tal espaço é organizado para que as crianças interajam com outras crianças, brinquem com os objetos e brinquedos podendo assim, vivenciar diferentes experiências.
Por: Mônica Gimenes
Gerente de Unidade
Espaço Criança Eurofarma – Campo Belo