No Espaço Criança Eurofarma também é Páscoa! Mas, aqui nossa intenção é proporcionar algo mais do que a fascinação pelos ovos e pelos chocolates. Nossa intenção é ampliar o repertório de experiências das crianças em aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento. Por isso, o Projeto “Sabor que Sustenta”, desta semana foi especial. Fazendo frente à infinidade de propagandas de produtos industrializados, prontos e ricamente embalados, nossa proposta da semana foi chamar as crianças a pensarem sobre o sentido de partilha da Páscoa. E, em especial, da partilha do alimento.
Na terça feira, a brincadeira do Cesto do Tesouro foi com cenouras, onde as crianças puderam pegar, cheirar, sentir o peso e o formato, em um clima de alegria e descoberta junto com os amigos.
Feita a exploração, propusemos a degustação da cenoura: com um kit culinária (cenouras devidamente higienizadas, um ralador e uma travessa) ralamos cenouras. Enquanto observavam, sentiam o aroma exalado, registrando na memória afetiva esta experiência.
Na quarta-feira, foi dia da culinária! As crianças das turmas dos Infantis A, B, e C foram ao refeitório, cada turma em um horário, para prepararem um delicioso bolo de cenoura, lavando mãos, colocando touca, observando as quantidades dos ingredientes, participando de cada passo.
O Berçário II também fez a receita do bolo.
A turma do Berçário I realizou uma receita diferente. Como ainda não devem comer guloseimas, preparamos uma papinha de cenoura com maçã. Na sala organizamos os materiais de modo seguro e ao alcance dos olhos das crianças, que acompanharam atentamente o processo de picar e liquidificar as cenouras e as maçãs.
Em seguida, degustaram e se lambuzaram com o preparado, mostrando que bebês são absolutamente capazes de gostar de comida saudável. E de se interessar pelo seu preparo.
Além das crianças partilharem entre si o bolo (e a papinha) que prepararam na escola, desejamos que vocês em casa possam realizar a receita, que foi na agenda, e possam sentir também toda alegria de preparar juntos um alimento e celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa, o qual não precisa necessariamente de ovo, mas sim de afeto e experiência de convívio.
Por: Marilene Negrini
Coordenadora Pedagógica
Espaço Criança Eurofarma Itapevi & UNIEPRE