É no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados.
A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas. Toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa suas competências, e mostra em seus gestos, em seu olhar, em suas palavras, como é capaz de compreender o mundo.
Entre as coisas de que a criança tem verdadeiro interesse está “O Brincar”. “O Brincar” é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades, e introduz os pequenos no mundo imaginário. Para a criança, “O Brincar” é a atividade principal do dia-a-dia. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, e expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar.
Ao brincar, experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver.
Por Mônica Gimenes / Gerente
Unidade: UNIEPRE & Eurofarma Campo Belo