Na primeira infância o mundo é repleto de significados e de descobertas.
Pensando em proporcionar as crianças diferentes formas de conhecer, descobrir, explorar e ampliar a capacidade de expressão e interação com o mundo que as cercam, trazemos em nossa rotina atividades relacionadas a diversos tipos de exploração e utilização da arte.
Deliciosos momentos para os pequenos!!!!
O trabalho com a arte permite a manipulação de diferentes tipos de materiais, possibilitando o contato com sensações de forma prazerosa.
A proposta aqui é usar tinta acrílica e pintar o fundo do papel bolha que tem as bolinhas mais largas.
A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de suas potencialidades, a exploração e a apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão.
Diariamente, as crianças têm a oportunidade de se expressar através da arte e da exploração de texturas, cores e sabores.
ENTENDE-SE POR DESENHO O TRAÇADO QUE A CRIANÇA FAZ NO PAPEL, OU QUALQUER SUPERFÍCIE, E TAMBÉM A MANEIRA COMO A CRIANÇA CONCEBE SEU ESPAÇO DE JOGO COM MATERIAIS DE QUE DISPÕE. OU SEJA, A MANEIRA COMO ORGANIZA PEDRAS E FOLHAS AO REDOR DO CASTELO DE AREIA, OU COMO ORGANIZA AS PANELINHAS, OS PRATOS, OU AS COLHERES NA BRINCADEIRA DE CASINHA. (MOREIRA, 1993).
“As crianças são como a Arte, pura expressão. Acho que é por isso que os adultos as chamam de arteiras. Há afinidade entre as crianças e a arte – espontaneidade, capacidade de comunicar, de dialgoar com o mundo, com a vida. Então, podemos dizer que ambas se alimentam da mesma fonte.”
Rosely Apud Barbieri, Stela.