Se não eu por mim, quem será? Se eu for só por mim, quem sou? Se não agora, quando?"
( Hillel )
Mais um grupo se formou, e com ele uma nova oportunidade para UNIEPRE compartilhar saberes com educadoras que vivem a prática educacional com crianças bem pequenas diariamente.
Essa vivência nos fez lembrar a fala do rabino Hilel:
“Se não for por mim, quem será?” – Aqui o valor da iniciativa de cada um, o desejo individual de buscar a excelência, na motivação de fazer melhor.
“Se eu for só por mim, quem sou?” – A percepção de que vivemos em comunidade, a consciência das conseqüências da ação individual no coletivo, a importância do compartilhar saberes e fazeres.
“Se não agora, quando?” – Perceber, sentir, e ousar mediante a oportunidade. Oportunidade de transformar, de pensar diferente, de olhar de maneira distinta o que por muito tempo foi vislumbrado de outra forma.
Abordarmos assuntos sobre as estratégias de aprendizagens de cada educadora, da concepção de criança que acreditamos e praticamos, e que necessariamente estão relacionadas à forma como a humanidade construiu o sentimento de infância, ao longo da história, assim como trabalharmos conceitos relacionados à construção de vínculos afetivos seguros e do brincar (diversidade, quantidade e organização de materiais e formas de brincar das crianças, como: formas de exploração e pesquisa, coleções e construções), são para a UNIEPRE premissas para a efetividade de um trabalho de excelência.
Pudemos observar o entusiasmo e o desejo das participantes de compreender e de “ressignificar” suas atitudes frente aos relacionamentos estabelecidos com as crianças. Acreditamos que aproveitarão essa oportunidade para rever o que é necessário, visando a melhoria do atendimento na primeira infância. No mês de novembro teremos mais um encontro, onde esperamos nos encontrar com profissionais que, certamente, já trarão experiências e vivências discutidas neste primeiro encontro.
Para nós, equipe técnica pedagógica da UNIEPRE, sempre será um prazer poder compartilhar e socializar conhecimentos acumulados ao longo de nossa trajetória na Educação Infantil.
Curso: http://www.uniepre.com.br/abec/c-educacao-infantil-na-primeira-infancia.php