Semana passada, tive o privilégio e orgulho ao mesmo tempo, de assistir à pré-estréia do documentário brasileiro “O Começo da vida” em Reggio Emilia na Itália, com um grupo de pesquisadores e gestores de escolas infantis.
O filme discorre sobre os primeiros cem dias na vida de um bebê, faz uma viagem por esse período no qual me fez pensar sobre a beleza e o privilégio da maternidade na vida das pessoas, e também, sobre a nossa responsabilidade perante aos desafios que o trabalho com a primeira infância nos impõe.
O documentário retrata o amor incondicional, mostra de maneira sensível e cuidadosa que independentemente da classe social que as pessoas têm os sonhos, as angústias, as responsabilidades com relação aos pequenos, são os mesmos.
Essa é uma boa dica de filme, não só para educadores, mas para todos que acreditam que a infância é uma etapa importante para a constituição de uma sociedade mais justa, mais sadia e mais feliz!
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=ZS4G1Ts75Ek&list=PLvfZHqGPp_MtCK623cABUZ9nftEfYXc4y[/youtube]
Flávia Gusmão
Diretora UNIEPRE