A Diretoria de Recursos Humanos do Aché Laboratórios, por meio da área Saúde e Vida, promove três vezes ao ano um encontro das colaboradoras gestantes e esposas de colaboradores que estejam gestantes. Neste encontro, são realizadas atividades e palestras com temas voltados à gestação saudável e cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida. O Objetivo do evento é promover a integração da família dos colaboradores com a companhia, bem como fornecer subsídios para as mulheres gestantes manterem a saúde em dia durante este período tão transformador e muitas vezes repleto de dúvidas.
Os temas abordados em geral envolvem amamentação, desenvolvimento do bebê durante os 09 meses e nos primeiros meses de vida, banho do bebê, alimentação da mamãe, dentre outros. Ao final de cada encontro, toda gestante recebe um kit com diversos itens de acordo com o tema do encontro, bem como orientações administrativas de como proceder junto à empresa, e os benefícios com a chegada do novo bebê.
Em parceria com o laboratório ACHÉ há 25 anos, a Uniepre participou do último encontro em novembro, abordando temas relevantes ao desenvolvimento da primeira infância.
O evento proporcionou momentos de troca de saberes entre as famílias, num clima descontraído e de muita interação, e foi dividido em dois importantes momentos. O primeiro onde abordou-se a importância da segurança física do bebê, como a prevenção de SMSL – Síndrome da Morte Súbita do Lactente, prevenção de quedas, engasgos / manobra de desengasgo, e a vivência de algumas ações de cuidar, como o banho, a troca de fraldas, e o aleitamento materno.
“O cuidado materno também é construído e enriquecido, através das experiências acumuladas e transmitidas por familiares somados às descobertas da nova mamãe com seu bebê na interação do dia a dia”.
Num segundo momento, baseado em estudos que a Uniepre vem fazendo sobre a abordagem de Emmi Pikler, explanamos sobre o tema “Movimento livre”, e a importância de respeitarmos e garantirmos aos bebês a autonomia de poderem se mover em liberdade. Enfatizamos o quanto primordial é favorecermos a organização de um espaço seguro e desafiador que promova ação espontânea, que favoreça a aquisição e realização de movimentos mais seguros pelos bebês, e o quanto a intervenção não assertiva do adulto pode gerar um sentimento de fracasso, e o desprazer nas tentativas futuras de movimento.
Nossas reflexões sobre o assunto nos mostram diariamente o quanto “a confiança na capacidade de desenvolvimento da criança pode incentivar o seu desejo de avançar”.
Sentimo-nos extremamente gratificadas em poder compartilhar com esse grupo de futuras mamães assuntos tão essenciais para o desenvolvimento da criança.
Esperamos estar presentes sempre nestes projetos para podermos trocar experiências e promover a disseminação de bons conhecimentos adquiridos ao longo de nossa trajetória na Primeira Infância.
[envira-gallery id=”2591″]
Regina Rufino – Gerente do CDI Aché UNIEPRE
Ellen C Del Grande – Enfermeira do Núcleo Saúde UNIEPRE