Ressignificar o trabalho do fazer artístico na infância vem sendo um desafio enfrentado por todos nós educadores da UNIEPRE.
Quebrar paradigmas implica em oferecer oportunidades para toda a equipe (crianças e educadores) de abrir um espaço de diálogo e de experimentação de diversidades, tanto do fazer como do pensar.
Em nossas unidades UNIEPRE, as crianças são encorajadas e convidadas a explorar e expressar a si mesmas por meio de todas as suas linguagens naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimentos, gestos, desenhos, pinturas, construções, dramatizações, modelagens, músicas, danças, levando-as a níveis surpreendentes de habilidades simbólicas e de criatividades, onde as mãos e a mente se engajam com uma alegria intensa e libertadora.
As múltiplas experiências e o acesso a diferentes materiais e suportes favorecem a percepção de si mesmas como autoras ou inventoras, ”…pois, uma vez estimuladas a descobrir o prazer da investigação, sua motivação e interesse explodem. ” (Loris Malaguzzi).
Um espaço provocador abre portas para a expressão de diferentes linguagens da criança. Quanto mais ampla for a gama de possibilidades, mais intensas serão suas motivações e mais ricas suas experiências e descobertas.
Por: Regina Rufino
Gerente – Unidade Aché