Hoje gostaríamos de compartilhar algumas reflexões sobre as grandes possibilidades de aprendizagens que o contato com a natureza nos proporciona.
Neste último sábado (19/08), tivemos um encontro com a Educadora Ana Carol Thomé, que realiza um trabalho dedicado aos estudos, pesquisas e práticas que envolvem a natureza. São práticas educativas que ampliam as vivências das crianças e suas famílias.
E, quando falamos de natureza, falamos de grandeza! Mas são grandezas nos pequenos detalhes: em colocar o pé no chão, escutar os pássaros, sentir o Sol, o vento, olhar para o céu…
Estas propostas que envolvem o contato com a natureza precisam ser resgatadas, trazendo suavidade e leveza, para tentar diminuir a distância que estamos criando com o “mundo natural”; pois as paredes e o ar condicionado têm sido nossos maiores companheiros, não é mesmo?
Neste encontro pedagógico, falamos sobre os contextos educacionais e sobre como podemos proporcionar experiências e vivências mais significativas para nossa comunidade escolar: crianças, famílias, colaboradores, etc. Afinal, a natureza não é importante somente para os pequenos, mas para todos nós!
A maior mudança que podemos realizar nas escolas envolvem os detalhes!
Aguçando os sentidos para os momentos “fora da sala”. Prestando atenção na natureza que temos a nossa volta (por mais simples e pequeno que seja o espaço, ele tem uma riqueza a oferecer).
Ao invés de caminhar de um local para outro de forma mecânica, que tal observar o céu? Olhar as nuvens e brincar com suas formas? Tirar os sapatos e sentir a grama no pé? São pequenas ações que enriquecem este contato com o natural, com o que é vivo, com o que é dinâmico e saudável.
Além da sensação de prazer, também proporcionamos uma ampliação de aprendizagens para as crianças, pois na natureza nada é óbvio! É preciso ter sensibilidade e imaginação para “brincar” com ela, para compreendê-la, e para respeitá-la; aspectos que certamente colaboram para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos – e dos grandinhos também.
Vale pensar: o que será que a natureza pode nos proporcionar?
Assim, nossa proposta de trabalho nas unidades da UNIEPRE torna-se cada vez mais significativa para todos os atores nela envolvidos.
Por Ana Cecília S. Carvalho Santana
Coordenadora Pedagógica
Uniepre – Unidade Brainfarma