“Quando se permite que a criança experimente um objeto e tente todas as ações diferentes que pode fazer com ele, ela descobre suas propriedades. Entende que o mundo tem sentido e também se dá conta que é capaz de entendê-lo. Em todos os níveis de seu desenvolvimento, sua própria ação lhe ajuda a aprender a fazer coisas que lhe dão, de alguma maneira, um sentimento de êxito.” (Éva Kálló)
Nesse sábado, dia 06/08, realizamos nosso terceiro encontro do grupo de estudos UNIEPRE, com o objetivo de ampliarmos conhecimentos a respeito do Brincar do Bebê. Para embasar nosso trabalho nos debruçamos no livro escrito por Éva Kálló "Origem do jogo livre". Esse livro é extremamente rico em informações e cheio de detalhes sobre: o desenvolvimento dos bebês na ação com os objetos, quais e quantos materiais oferecer, como organizar o espaço para favorecer o brincar, qual deve ser a postura do educador e como lidar com os conflitos que, inevitavelmente, ocorrem durante as brincadeiras.
A partir desse estudo, podemos constatar que:
- O educador precisa observar para planejar como e quais materiais oferecer para a criança. O importante é visar a autonomia e o aumento dos desafios a serem proporcionados.
- É necessário conhecer o desenvolvimento dos bebês, saber por exemplo, que a partir do 1º ano a criança demonstra, preferencialmente, ações de colecionar e de construir e que esse conhecimento faz toda a diferença na forma do educador planejar as possibilidades a serem apresentas às crianças e na sua intervenção frente aos conflitos entre elas. A criança que está colecionando terá mais dificuldade em ceder um objeto à outra criança e o educador precisa respeitar e coordenar essa situação de forma a assegurar uma substituição, oferecer conforto e compreensão para os envolvidos, pedir pela criança, oferecer possibilidades, assim como, esperar a decisão da criança. A regra é que a criança não está autorizada a usar a força para obter o que deseja.
- O espaço adequado é determinante para que as pesquisas realizadas pelas crianças tenham êxito, como por exemplo: o piso rígido e o espaço seguro.
- Que a vestimenta adequada da criança é fundamental para que o brincar ocorra sem dificuldades no movimento.
A supervisora de saúde da UNIEPRE, Ellen Del Grande, realizou importante participação no encontro abordando os procedimentos adequados quanto aos cuidados na higiene dos materiais oferecidos às crianças, como forma de prevenção e de segurança.
Para finalizar desejo fazer um comentário sobre as participantes desse grupo de estudos UNIEPRE:
Fico feliz e esperançosa quando compartilho saberes tão importantes para a primeiríssima infância com pessoas tão preocupadas e dedicadas com a educação infantil.
Até o próximo encontro!!!
Por Patricia Bignardi
Supervisora Pedagógica UNIEPRE