Afirmar que as crianças adoram ouvir histórias é consenso entre leigos e profissionais da educação! Elas interagem positivamente e de forma mágica, nos momentos das leituras e contações das histórias. Mergulham no universo das personagens, passeiam por diferentes lugares, atribuem cores e sabores, dão vida às narrativas. Para elas, o mundo das histórias é constituído de pura magia!
Sabemos que a prática de leitura de histórias às crianças, suscita grande interesse pelos pequenos, causando neles grande prazer em ouvir e, também, recontá-las. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, ouvir narrativas desde o berço, além de proporcionar que os bebês e as crianças bem pequenas participem de situações comunicativas interessantes, promove a todas um bom desenvolvimento social, cognitivo e emocional.
Em nosso dia a dia na FURP, observamos que as histórias lidas e/ou contadas, têm influenciado diretamente no desenvolvimento da oralidade dos pequenos. Dessa maneira, a interação verbal, importante conceito ligado às questões do desenvolvimento da linguagem, faz emergir de maneira natural a linguagem oral, por meio do uso social de situações de leitura.
Procuramos garantir aos nossos pequenos o acesso à diversidade de gêneros literários. Para um dos momentos de contação, selecionamos o livro-brinquedo “O Que Parece?”. Monalisa Ferreira, educadora-auxiliar da turma, utilizou a mesa de luz e diversificados materiais e imagens de objetos para representar a história. As crianças se deleitaram com as dinâmicas criadas por ela! A turma ficou admirada com os efeitos que a caixa de luz produz, as crianças descobriram que ao bater as mãos sobre a mesa subia um pó brilhante proporcionando no ar, um efeito encantador!
Por: Patrícia Sansão
Coordenadora Pedagógica
FURP – Fundação para o remédio popular