É uma prática com um alto valor sociocultural. Traz saberes de uma arte extremamente ligada à infância, além de possibilitar que as crianças descubram potencialidades na sua motricidade e nas expressões corporais, que favorecem a construção do sentimento de competência, além de proporcionar situações de coletividade, que requer olhar para si, para o outro e para o grupo.
Este projeto trabalha com diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral), ajustadas às diferentes intenções e situações. Enfim, somado ao Projeto Educacional da UNIEPRE, e com o qual dialoga intimamente, enriquece cada vez mais a capacidade expressiva das crianças.
O Projeto oprtunizará às crianças da UNIEPRE:
– Conhecerem a história do circo, e sua comunidade, valorizando a arte circense. O circo como arte e cultura; e não como entretenimento de décadas passadas nada contextualizado;
– Praticarem atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo. O sentimento de pertencimento de um grupo que estuda e vive uma cultura de conteúdo expressivo e “sabido”, recheado de novos saberes;
– Interessarem-se por atividades envolvendo arte, música e poesia, manifestando diferentes percepções das expressões artísticas;
– Diversificarem seu repertório artístico;
– Ampliarem gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, familiarizando-se com a literatura infantil e com outros portadores de textos, além de poderem vivenciar diversas situações, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.
-Explorarem as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando posturas e deslocamentos diversos, em seu próprio ritmo corporal, nas suas brincadeiras, nas danças, nos jogos, nas dramatizações e demais situações de interação.
VOCÊ SABIA?
Que a arte circense é também utilizada no meio corporativo em grandes companhias, como forma de desenvolver no profissional a habilidade de comunicação, de afetividade e de aproximação nas relações entre profissionais?
Equipe Pedagógica – UNIEPRE
Unidade Cantareira
Out/18.