O movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema “segurança viária” e, ano a ano, mobilizar toda a sociedade, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras e, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Nossa intenção foi de promover a conscientização da atenção pela vida no trânsito, iniciando as ações no espaço da escola, por meio de brincadeiras com as crianças que, acreditamos, influenciam de maneira positiva os pais e demais familiares.
Maio Amarelo estimula, no âmbito escolar, a promoção de momentos voltados à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Por isso, as crianças tiveram experiências significativas com o tema por meio de: roda da conversa, circuito com as placas de trânsito, rodas de histórias com fantoches, apresentação de vídeos, entre outras ações. Dessa maneira, puderam refletir sobre: os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua; o conhecimento e o respeito à sinalização; o uso do acento proporcional à idade: bebê conforto, cadeirinha e cinto de segurança; respeito às vagas destinadas a deficientes e idosos; atenção ao excesso de velocidade; ao uso do capacete. Para que haja maior valorização da vida é necessária maior conscientização de todos. Diante das abordagens realizadas com o tema segurança, conseguimos chamar a atenção e envolver toda a comunidade escolar: educadores, crianças e seus familiares.
Por Equipe Brainfarma: Fabiane Vasconcelos, Cleid Vasconcelos, Lana Francielle e Hellen Reis