A Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o percurso criador de cada criança. Atividades diversas relacionadas às artes como pintura, modelagem, desenho, jogos dramáticos, fotografia, música, dança entre outras influenciam este desenvolvimento criativo que ensinará a criança a atuar de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando e sugerindo. Pois ao produzir arte a criança exercita a ação de expressar ideias, sentimentos e emoções, assim como, desenvolve a segurança em apresentar suas próprias criações.
O professor conduz a aprendizagem de saberes artísticos, despertando na criança o prazer em criar. Também entende que toda criança é dotada naturalmente deste potencial e que necessita de incentivos adequados para o seu desenvolvimento.
O desenho desperta a criança para a aprendizagem, a descoberta, o prazer, o novo, o diferente. Segundo os estudos da autora citada abaixo, não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, pois para ela, é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento divergente, do pensamento visual e do conhecimento presentacional (BARBOSA, 1991).
O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos.
Os desenhos já prontos para colorir tiram todo o sentido da arte, que é a expressão de diferentes tipos de linguagem. Por isso, as atividades propostas devem favorecer o ato criador que também contribui com o desenvolvimento das relações interpessoais e nas descobertas pessoais.
Por Keli Cristina Ramos
FURP – Fundação para o remédio popular