“Todo contato que a criança estabelece com o mundo é sempre mediado pela linguagem.”
Vygotsky ,1985
Reservar um espaço da rotina para conversar com as crianças deveria ser momento obrigatório na Educação Infantil. No entanto, infelizmente, nem sempre o diálogo é prática nos ambientes das escolas infantis.
Comumente vemos e assistimos rodas de conversa que são espaços nos quais os educadores apenas organizam a rotina, fazem chamadas e discursam longamente sobre o que pode ou não fazer em determinadas atividades, como por exemplo: “Pode bater no amigo?”, “Pode correr na sala?” , limitando a participação da criança a respostas em coro, pouco significativa e pouco exploradas na escuta do adulto. Normalmente, se estabelece uma fala centrada no adulto, restando à criança apenas o lugar de ouvinte.
O importante nos momentos de conversa, é que o educador perceba que além da criança aprender sobre o conteúdo que está sendo conversado, a própria conversa seja um conteúdo importante de aprendizagem.
Roda de conversa com as crianças de 4 anos: um momento de troca
de informações sobre o que conheciam sobre alguns animais.
Para enriquecer a conversa sobre a vida de alguns animais o
educador trouxe para a roda imagens desses animais.
No início, a fala da criança fica voltada para o educador, que tem a tarefa de articular a conversa de modo a incluir as demais crianças. Ouvir o que o outro diz voltando seu olhar para ele, aguardar sua vez de falar, e discordar ou concordar dos colegas, são situações que a criança só aprende conversando e tendo ao seu lado a figura do educador mediador.
Diferente do que se pensa, a aprendizagem de uma língua não é algo que acontece de forma natural. Embora esteja relacionada ao desenvolvimento do aparelho fonador, isso não basta. É preciso aprender a ouvir e exercitar o “como se expressar”, a relatar fatos, necessidades, desejos, opiniões, e elaborar justificativas, situações estas possíveis, através da interação entre os pares e a mediação da conversa feita pelo educador.
Durante os momentos de conversa é importante o educador entender que o papel do outro é decisivo, uma vez que toda comunicação se faz na interação.
Por Cristiane A.Butscher
Coordenadora Pedagógica
Espaço Criança Eurofarma – Unidade Itapevi