Orlando Silva para os pequenos!
Historicamente, a música esteve sempre presente nos espaços escolares infantis, atendendo a vários objetivos. Podemos citar, como alguns exemplos de práticas tradicionais, a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
Atualmente, ainda escutamos em ambientes escolares músicas que funcionam como verdadeiros rituais para iniciar momentos de alimentação e hora da história etc, como por exemplo:
Meu lanchinho Zip, zap, zá
Vou comer minha boca
Para ficar fortinho vou fechar…
E crescer…
Tais canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, reproduzidos de forma mecânica e, em alguns casos, estereotipadas.
Numa visão menos tradicional de uso da música nos espaços escolares, o que se pretende é que as crianças tenham a possibilidade de conhecer e vivenciar experiências com diferentes estilos musicais e, sobretudo, aprender sobre a cultura, o momento histórico, em que estão inseridas.
Pensando nesse propósito, desenvolvemos com as crianças de 5 anos, um projeto que enfocou as obras de Orlando Silva.
Apresentamos aos pequenos dois sucessos do cantor e compositor: A Jardineira https://www.youtube.com/watch?v=D2qluktV5eA, marchinha de carnaval de 1938 com interpretação e composição do autor. E, Carinhoso, https://www.youtube.com/watch?v=IEAyAzkNDA8 música de autoria de Pixinguinha e João de Barro, com interpretação realizada por Orlando Silva, em 1966.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer também, um pouco da vida de Orlando Silva, as vestimentas e os costumes daquela época.
Por meio de registros, retrataram o que aprenderam, e organizamos momentos para compartilhamento com seus colegas das informações descobertas! Além disso, dançaram e se divertiram ao som dos ritmos das canções.
Por: Tamires Bechara
Educadora auxiliar de classe
Espaço Criança Eurofarma