O que você não pode ver em uma escola é o mais importante
para o desenvolvimento de seu filho.
Sabe-se que hoje, 200 milhões de crianças não alcançaram seu potencial de desenvolvimento.
Mas, o que impede essas crianças de se desenvolverem?
Em especial, nos três primeiros anos de vida, comprovou-se que a ESTRUTURA do entorno em que estão os bebês pode ser impeditiva para este desenvolvimento. Por exemplo, as condições de estrutura física, acesso à água potável, alimentação, brinquedos, professores bem formados e projeto pedagógico coerente são imprescindíveis para o desenvolvimento.
Sim, sabemos de tudo isso; tanto que quando visitamos uma escola, em especial para matricular um bebê, e pensamos em todos estes itens.
Porém, o Banco Interamericano de desenvolvimento acaba de apresentar os dados de uma pesquisa realizada na América Latina, e intitulada: “A qualidade do jardim da infância e o desenvolvimento infantil”.
O relatório apresenta um resumo das poucas, mas significativas pesquisas sobre o impacto da pré-escola, em especial na fase dos três primeiros anos de vida, e traz uma informação que modifica a forma de olhar para o desenvolvimento. Na pesquisa, muitos bebês inseridos em um contexto de ótima estrutura apresentam problemas de desenvolvimento, inclusive de linguagem. E, seguem apresentando dados de que a Estrutura é importante. Afinal, o que é importante e significativo?
[envira-gallery id=”3446″]
O que modifica e facilita o desenvolvimento de níveis mais elevados de inteligência são os Processos de Interação entre Educadores e Crianças.
Quando visitamos uma escola, é muito fácil avaliar a estrutura. O difícil e intangível é como se ter certeza que as interações que se estabelecem naquele ambiente possuem a qualidade adequada para elevar os níveis de desenvolvimento cognitivo dos pequenos.
Você já pensou nisso?
Verificar estas situações em uma escola é uma tarefa complexa, depende de uma observação muito minuciosa dos processos de cuidados no dia a dia do bebê e da criança.
A UNIEPRE tem todos os seus educadores formados na Abordagem Pikler, onde o vínculo entre o bebê e o educador é a primeira premissa para o trabalho de qualidade.
A qualidade do vínculo na UNIEPRE pode ser vista em situações de cuidados e de interação cotidiana.
Pense SERIAMENTE e reflita acerca deste conteúdo em todas as instituições de ensino que você for visitar para o seu filho nesta importante fase da vida dele!
Esperamos ter a oportunidade de uma visita sua na nossa unidade de Educação Infantil localizada à Avenida Nova Cantareira, 3207 – Tucuruvi – São Paulo.
Flávia Gusmão
Diretora Geral Uniepre e Diretora Unidade Cantareira
www.escolauniepre.com.br
Visite nosso site: www.escolauniepre.com.br