Desde sua primeira edição na Era moderna, em 1896, em Atenas, até Londres, em 2012, os Jogos Olímpicos cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.
É difícil não nos empolgarmos com tanta beleza e emoção, com tanta gente diferente, com tantos esportistas talentosos. São os países unidos em prol de uma única paixão: o esporte, pensando nisso durante este mês de agosto as crianças tiveram a oportunidade de realizar ricas descobertas… As perguntas foram desde "O que é uma Olimpíada?" até "Bandeiras? Por que existem?" Os saberes foram contemplados por informações de âmbitos variados e muito ricos. As crianças tiveram várias curiosidades, como:
- Que países são esses que participam?
- Quais são as modalidades esportivas?
- Onde ficam os países?
- Quais as principais diferenças do nosso país?
- Premiações e muito mais…
Conversamos também sobre o mascote Vinícius, as trocas culturais, sobre o Rio de Janeiro e os turistas que estiveram em massa na cidade. Foi realmente uma proposta muito ampla, mas aplicada de diferentes formas e sempre de acordo com a linguagem pertinente a cada faixa etária.
Símbolos Olímpicos
A bandeira:
A bandeira olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.
Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.
Símbolo inspirado nas belezas da cidade do Rio de Janeiro
Tocha
A tocha é o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. A chama sagrada, tida como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo apara celebrar a paz.
Mascote
É o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento.
– Vinícius recebeu este nome em homenagem ao poeta Brasileiro Vinícius de Moraes. Inspirado na fauna e flora brasileira, uma mistura "animal" de todos os bichos brasileiros. Nasceu da explosão de alegria que aconteceu quando disseram que o Rio ia ser a casa dos Jogos Olímpicos, no dia 2 de outubro de 2009.
Por Eliane Lopes
Gerente Pedagógica – Unidade SSP- Uniepre