Porque a PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA é importante para o desenvolvimento do ser humano?

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças  na primeiríssima infância tem um impacto direto em seu desenvolvimento e no adulto que  se tornarão.

Por isso a UNIEPRE optou em estudar essa fase e se especializou em crianças pequenas.

Entendemos que investir no desenvolvimento das necessidades das crianças irá maximizar seu futuro, no que diz aos seus primeiros aprendizados e irão  afetar profundamente seu posterior desenvolvimento:

  • Físico;
  • Cognitivo;
  • Emocional e
  • Social.

primeirissima-infancia-0

As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal.

Os anos iniciais do desenvolvimento humano estabelecem a arquitetura básica e a função do cérebro. Esse período inicial de desenvolvimento afeta o estágio seguinte do desenvolvimento, assim como os estágios posteriores. Hoje, por meio da neurobiologia do desenvolvimento, compreendemos melhor como as experiências no início da vida interferem nessas diferentes fases. Um desenvolvimento inicial prejudicado afeta a saúde (física e mental), o comportamento e a aprendizagem na vida futura.

Pensando nisso, qual a importância e a responsabilidade da EDUCAÇÃO INFANTIL na vida das crianças?

ENORME…

O desenvolvimento neste período depende das oportunidades que oferecemos… ou não…

Valorizar a primeira infância e todos que fazem parte dela é o primeiro passo a ser tomado. No momento em que se reconhece a importância desta idade, se é capaz de desenvolver programas de acordo com a mesma, tendo a criança como centro de interesse, sendo tudo voltado a ela, abrangendo o seu desenvolvimento de forma global e unificando todas as áreas desde o social até o motor.

Conforme afirma o Blog: 

radar-da-primeira-infacia

Achados da Neurociência

"Nas últimas décadas, diversos estudos da neurociência têm mostrado que o cérebro começa a se desenvolver logo após a concepção, e continua se desenvolvendo ao longo dos primeiros anos de vida. Até os três anos de idade, as crianças já desenvolveram cerca de 80% dos circuitos cerebrais e, aos seis anos, 95%. Isso significa dizer que as bases do desenvolvimento emocional, cognitivo, social e até mesmo físico e motor são desenvolvidas durante a Primeira Infância.

Os resultados em saúde física e mental, assim como as conquistas acadêmicas, estão todos relacionados a esse desenvolvimento inicial do cérebro. Dessa forma, a ciência tem comprovado que os primeiros anos de vida não são importantes somente para os indivíduos, mas também para a sociedade."

Por: Flávia Vasconcellos Gusmão
Diretora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *