Chegou a hora de escolher e conhecer a futura escola do seu bem mais precioso.
E agora? São tantas perguntas, dúvidas e inseguranças. Como escolher a certa?
Em primeiro lugar, deve-se manter a calma e a mente aberta para fazer as perguntas aos profissionais que tanto estudaram sobre a criança e seu desenvolvimento. Também, é preciso aceitar e entender que nenhuma escola atingirá 100% das suas “especificações”.
A escola é um ambiente coletivo, em que a criança, em geral, fica por muitas horas. Assim, deve-se ter uma atenção especial para o quê efetivamente esta escola se propõe a proporcionar! Parece complicado, né?
Na verdade, o é!!!
Portanto, deve ser sempre ressaltado e avaliado que se a criança se sente mais confortável, feliz, querida e segura em um ambiente que os pais se comunicam com a escola, que contribuem com soluções, que haja participação, envolvimento, escuta e fala respeitosa, e que os valores da escola sejam os mesmos refletidos em casa, a vida escolar será muito tranquila desde a Primeira Infância.
Algumas dicas de observações e perguntas que podem ser feitas para assegurar a segurança do ambiente, a nutrição e, claro a felicidade da criança vão ajudar:
É possível notar que as educadoras proporcionam um ambiente amoroso? Entre si e com as crianças?
As crianças se encontram felizes?
Quantas crianças têm na sala por educador?
As educadoras possuem treinamentos constantes? Diplomas e formação em Educação Infantil?
Como que as educadoras resolvem conflitos entre as crianças? Isto é, qual é a postura da escola frente a algumas situações?
A criança terá voz na escola? Ela pode se expressar?
A infância é respeitada?
A criança possui autonomia para brincar e explorar? Os brinquedos, livros e etc. estão a sua altura?
Qual é a rotina estabelecida na sala de aula? A rotina é flexível?
Onde as crianças dormem?
Quais são os materiais oferecidos para cada idade?
As atividades são sempre feitas dentro da sala de aula?
Qual a frequência da manutenção e limpeza do ambiente externo?
Há plantas e animais na escola para as crianças cuidarem e acompanharem o crescimento?
Quais são os eventos da escola? As famílias podem interagir? Tem oportunidade de passeios fora da escola?
Há a possibilidade da criança sair sozinha da escola? Quem cuida da segurança?
Quando é realizada a pintura das paredes? Quem checa se não tem fio exposto, tomada e mantém a manutenção do local? Há profissional especialista cuidando da segurança que nem sempre a família percebe?
Há gestão de riscos nesta escola? Quem cuida?
Se meu filho estiver com febre, qual é o procedimento?
A enfermeira da escola está sempre presente?
Qual a frequência com que as crianças lavam as mãos ou escovam os dentes?
Como é feita a higiene das mesas? E dos banheiros? Quais são as técnicas realizadas para as trocas de fraldas?
O cardápio é saudável? A comida é feita na escola?
A escola possui autorização do governo e licenças de funcionamento validadas pela Diretoria de Ensino qualitativa e não só formalmente?
Como é realizada a higiene dos brinquedos?
Quem administra a medicação na escola?
A escola solicita a carteirinha de vacinação?
Como é o atendimento de intercorrências da saúde?
São muitas perguntas, e muitas outras podem surgir. Porém, repare se esse ambiente escolar seria um ambiente que VOCÊ – PAI OU MÃE – gostaria de estudar e brincar, e mais importante, se seu filho ou filha gostaria de explorar, se ele ou ela ficaria feliz em dividir esse espaço com outras crianças. Afinal, o que todo pai e mãe mais quer é a felicidade de seus filhos!
Por isso, acredite na escola de Educação Infantil; é a fase de maior desenvolvimento das potencialidades humanas, onde se deve ter um olhar diferenciado, e individual para cada criança.
PROCURE UMA ESCOLA QUE ACREDITE NA PEDAGOGIA QUASE QUE ARTESANAL!!
PARABÉNS, VOCÊ CHEGOU EM UMA DELAS! SEJA BEM-VINDO A UNIEPRE!!!
Depoimento da Mamãe Rafaela: “Em primeiro lugar eu posso dizer que a UNIEPRE é a segunda família da Marcela. Eu abracei totalmente a proposta da UNIEPRE, eu acredito que não exista outra maneira de ensinar que não seja dessa forma, porque contempla a criança como um todo. A UNIEPRE oferece à criança a possibilidade de ser criança, ela se torna protagonista dos projetos e das suas brincadeiras.
Eu sempre imaginei um lugar que a Marcela pudesse ser feliz e que ela pudesse ser ela mesma, que ela fosse respeitada na sua individualidade, seu jeito de ser, jeito de ver o mundo. Eu procurava cuidados, que se ela tivesse um machucadinho que ela fosse consolada da mesma maneira que faço em casa. Ter uma médica e enfermeira dentro da instituição nos da uma segurança muito grande.
Antes da UNIEPRE, a Marcela sempre foi uma criança criativa e com muita energia, mas parecia que ela estava sempre entediada. A minha casa não oferecia os elementos necessários para ela se desenvolvesse, essa sede que a Marcela tinha de aprender, de conhecer, de explorar…
A UNIEPRE é uma escola que tem uma estrutura muito bem planejada, é uma escola que foi projetada para que a Marcela fosse feliz. Uma escola que cultiva o desenvolvimento da criança, a empatia, esse aprendizado livre, fazer amigos, o movimento livre, a autonomia, o vínculo afetivo e o brincar.
Eu percebi que logo que ela foi para escola, sua felicidade aumentou, todas as necessidades dela são saciadas na escola.
Quando você pensa em tudo o que a escola oferece, ela se torna barata, porque os benefícios que ela traz para a vida da família são imensuráveis.”
Flávia Gusmão
Diretora Geral Uniepre e Diretora Unidade Cantareira
www.escolauniepre.com.br