“Brincar em grupo é muito mais do que um simples brincar: é se relacionar com o outro, acima de tudo, um momento prazeroso e afetivo. Descobrir-se capaz de participar e entoar uma cantiga montar um jogo, escolher o próximo pegador da brincadeira são ações, muito importantes para as crianças.”
Coleção Interações: Crianças, brincadeiras brasileiras e escola. (Lucila Silva de Almeida)
Esse projeto teve como objetivo resgatar a memória das cantigas de roda na infância. Durante a sua realização, as crianças ouviram as músicas, brincaram e com materiais não estruturados confeccionaram alguns brinquedos: peteca, bilboquê, vai e vem, boneca de lata, bola entre outros.
As músicas preferidas das crianças durante o projeto foram: Boneca de lata, Imitando os bichos, Dança das cadeiras, Fui ao mercado, Estátua, Escravo de Jó, Peixe – vivo, Rosa Juvenil e Ciranda, cirandinha.
Em momentos de roda as crianças ouviram, cantaram e conversaram sobre as músicas! E em uma dessas conversas, eles escolheram uma das músicas para fazer uma apresentação. E, foi assim que iniciamos os preparos para o nosso teatro da música “Rosa Juvenil” para finalizarmos o projeto. As crianças fizeram uma linda dramatização da música.
Em nossas conversas, nos momentos de descobertas sobre as canções, as crianças produziram, oralmente, uma lista com os nomes das personagens. Diante dessa lista, cada uma escolheu um personagem para representar.
Preparamos o ambiente, as crianças se caracterizaram e demos início ao teatro. Apresentaram-se para o Berçário, Infantil A e Infantil C.
O momento foi mágico para os pequenos, as crianças deram vazão à criatividade, por mais simples que tenha sido cantar, dançar e dramatizar ao som da música, “Rosa Juvenil” os fez terem experiências novas, divertiram-se, interpretaram, criaram e se relacionaram em grupo de uma maneira especial!
[envira-gallery id=”1551″]
Por: Eliana Barreto
Unidade Zoetis