dinossauros-1Todos nós sabemos o quanto o tema sobre os dinossauros encantam adultos e crianças. E esse interesse, por fatos do passado, desperta a curiosidade nas crianças quando o assunto pode modificar o presente, por meio  de propostas que tornam significativos os fatos já vividos.

Assim, o tema do nosso Projeto “O Mundo dos Dinossauros” veio para instigar a curiosidade das crianças da faixa etária entre 4 a 6 anos, tomando como ponto de partida os conhecimentos prévios e curiosidades sobre as descobertas destes animais gigantescos que povoaram nosso planeta.

Tivemos então como pontapé inicial, o levantamento de perguntas e hipóteses sobre o universo dos dinossauros. Para a nossa surpresa, e nem tão surpresa assim, o tema foi dinossauros-3muito bem aceito!

As crianças quiseram saber tudo: como surgiram, o que comiam, onde habitavam, qual o maior, qual o menor, o mais veloz, o mais feroz, como desapareceram, dentre outras perguntas que estão tornando o nosso projeto significativo e prazeroso de ser vivenciado.

O tema valorizou, ainda mais, o desenvolvimento integral de nossas crianças e estimulou o interesse pela cultura que é passada de geração em geração, através de senso comum e conhecimentos científicos.

dinossauros-2

No decorrer do desenvolvimento do projeto, notamos claramente os avanços das crianças. As relações entre criança/criança e criança/adulto foram fortalecidas por meio do estabelecimento, a cada dia, de  mais  diálogos. Também percebemos, o respeito e a sensibilização pelas produções dos colegas, o zelo por objetos coletivos; e como um dos principais avanços: a  participação da família.

As famílias participam de maneira ativa, trazem curiosidades, espécies em miniaturas e relatam que em casa as crianças  falam sobre o assunto estudado, dentre inúmeras outras contribuições.

dinossauros-4

Portanto, as propostas desenvolvem inúmeros aspectos, como: o traçado, a fala, a escrita, o desenvolvimento psicomotor e, o que mais valorizamos, as relações sociais e o bem estar de cada criança; que são de extrema importância para o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e motor. Valorizam, assim, a identidade e a diversidade entre elas, formando crianças autônomas e críticas perante a sociedade.

Por: Natália Nunes Do Nascimento
Professora
Brainfarma/Uniepre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *