Anualmente, o Núcleo Saúde UNIEPRE, desenvolve projetos de prevenção em saúde, dentre eles, o Sorrindo com Saúde. Ontem, 25 de maio, realizamos esse projeto na unidade Aché, que visa a saúde bucal dos pequenos, por meio de triagem com uma especialista em odontologia. Tivemos uma grande adesão das famílias!
Listamos pra vocês leitores, algumas curiosidades a respeito da saúde dos dentes, confiram!
Vocês sabiam?
A cárie infantil é uma doença grave dos dentes, e que resulta em dor, infecção, problemas na fala e perda de autoconfiança. Pode, no entanto, se prevenir a cárie infantil. Vejam que dicas interessantes, elas podem auxiliar para que se evite esse tipo de problema:
- Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir;
- Quando seu bebê tiver idade entre 6 e 12 meses, comece a utilizar um copo com bico. Assim que seu bebê começar a querer pegar os adereços da mãe ou seus próprios brinquedos, é hora de introduzir o copo com bico;
- Limpe os dentes do bebê diariamente. Quando os dentes do bebê começam a aparecer, por volta do seis meses, você deve limpar seus dentes, todos os dias, com uma escova de dente macia, umedecida e apropriada para a idade. A melhor posição para você é sentada segurando o bebê em seus braços. Você pode também se sentar no chão e colocar a cabeça dele no seu colo.
- Veja se os dentes do bebê não têm cáries levantando seus lábios e olhando seus dentes. Caso observe pontos marrons ou esbranquiçados lembrando giz, entre em contato com o seu dentista.
- Ao completar um ano, já é hora de levar o seu bebê para a primeira consulta ao dentista;
- Para a criança a partir de 2 anos, limite o número de lanches que ela poderá comer diariamente, o ideal é de 2 a 3 por dia. Evite oferecer às crianças refrigerantes, doces e alimentos à base de amido como batata frita e bolacha. Esses lanches podem causar cáries.Cada vez que a criança ingere alimentos doces ou a base de amido ocorre um “ataque ácido” nos dentes. Quanto mais “ataques ácidos”, mais chances de cáries! Se você decidir oferecer doces ou alimentos a base de amido, ofereça na hora das refeições;
- Ofereça lanches saudáveis como: leite; queijo; iogurte; sucos naturais e sem açúcar, entre outros;
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente, após o café da manhã e antes de ir dormir.
- Utilize uma escova macia e indicada para a idade da criança, para limpar os dentes e gengivas. Caso seu filho saiba cuspir, depois da escovação, use uma porção pequena, do tamanho de uma ervilha, de creme dental com flúor.
- Seu filho pode começar a praticar a escovação dos próprios dentes, porém, você precisará auxiliá-lo! Quando ele terminar a escovação, dê o seu toque final.
Técnica de enfermagem: Andreia S. Del Grande
Informações técnicas: Colgate e Livro Base Saúde UNIPRE