Os registros das observações realizadas pelo educador são essenciais, pois são através deles que o educador documenta os percursos e as vivências da sua turma, oferecendo dados valiosos para o momento de planejar ações com as crianças.
O planejamento antecipa o que se pretende alcançar com as crianças e torna claro os objetivos a serem alcançados e como atingi-los. Quando o planejar nasce dos registros sua eficácia e intencionalidade de intensificam.
Para que o registro possibilite que a ação do professor seja intencional e seu olhar investigativo se faz necessário que os registros sejam reflexivos, ou seja, a escrita das observações não se apresenta como descrição, mas como um diálogo do educador para com ele mesmo. Exigindo um olhar atento e questionador.
“Esse aprendizado de olhar estudioso, curioso, questionador, pesquisador, envolve ações exercitadas do pensar: o classificar, o selecionar, o ordenar, o comparar, o resumir, para assim poder interpretar os significados lidos. Nesse sentido o olhar e a escuta envolve uma AÇÃO altamente movimentada, reflexiva, estudiosa.”
Madalena Freire
Os registros podem ser apresentados não só na forma de texto, mas também a partir de fotos, das produções das crianças e de filmagens, essas são estratégias de documentação que propiciam ao educador a oportunidade de voltar e olhar para a própria prática. Tendo em mente que para aprender é necessário questionar-se sempre: sobre o que planejou e como realizou o trabalho.
Não existe um modelo de registro a ser seguido, cada educador tem seu estilo e forma de escrever. O importante é que seja funcional e organize o pensamento, dando vazão para a reflexão da prática.
Aproveito para compartilhar uma poesia escrita por Madalena Freire sobre a ação de REGISTRAR.
Registro
"Quando registro me busco.
Quando me busco, registro.
E monto assim a minha história.
História nascida e escrita com dificuldade
quando se foi educada
ouvindo uma outra história.
História de silêncio da não – expressão
do não – conflito.
Por esta razão
repensar,
refletir,
registrar,
e também reagir.
Contra essa história irreal,
contra a morbidão e
contra o sono.
É agir pelo meu sonho
que é pensar e transformar a realidade"
Madalena Freire
Por Dayane A. Oliveira
Professora Berçário II
Unidade Itapevi