Reunir é tornar unidos de novo. Ao falarmos aqui em reunião com as famílias das crianças, temos a oportunidade de pensar sobre o propósito desta palavra: porque reunir? Quando foi que já estivemos unidos para que agora digamos que vamos reunir?
Planejar a reunião para os pais implica primeiramente em nos perguntarmos qual é a perspectiva que nos move para realizá-la:
- Reunir os pais para lhes dizer coisas importantes do ponto de vista da escola?
- Reunir os pais para ouví-los em suas expectativas, ou sobre como seus filhos são em casa?
- Reunir os pais para conversarmos sobre a educação das crianças e tomarmos decisões compartilhadas?
É verdade que podem ser várias as motivações para convocarmos as famílias para estarem conosco. Vamos ponderar aqui que todos nós consideramos importante valorizar a presença deste adulto que virá para se reunir conosco. A partir daí, procuraremos responder mais algumas perguntas:
- Como faremos para conhecer melhor a criança através deste adulto?
- O quê, no trabalho da escola, consideramos mais relevante para o quê pretendemos desenvolver com as crianças, e como faremos para contar e partilhar com as famílias?
- Como podemos organizar o espaço, a pauta, o ambiente de modo que todos se sintam convidados a participar efetivamente?
No Espaço Criança Eurofarma Itapevi & UNIEPRE organizarmos e preparamos as reuniões do mês de fevereiro de forma que:
- Iniciassem com uma dinâmica que ao mesmo tempo que propusessem uma descontração inicial, também promovessem o envolvimento de cada pai ou mãe no coletivo de familiares ali presentes, encontrando suas sintonias.
- Fossem pautadas por imagens das crianças em atividade, dando visibilidade ao cotidiano vivido pelos pequenos, integradas com seus pares e educadores.
- Que as fotos fossem escolhidas de modo a tornarem visível a aprendizagem, que está transformando cada criança, as suas linguagens, os seus modos de ser e conhecer, além de documentar os trabalhos.
- Apresentassem um panorama das atividades rotineiras ao longo de cada dia, de maneira que os pais consigam ver a intersecção entre o cuidar e o educar.
- Envolvessem os pais no compromisso de mediar o acesso das crianças à cultura mais elaborada, tendo maior clareza do projeto didático em desenvolvimento.
- Destinassem um tempo para avaliação do encontro (Essa prática favorece para que aperfeiçoemos os nossos encontros)
As reuniões foram, assim, realizadas com os pais, e não apenas de pais. Com eles, porque os consideramos desde a partida, desde o início do preparo, sempre nos perguntando “como possibilitar que as famílias possam nos dizer coisas sobre as crianças que ainda não sabemos” e “o que podemos revelar a eles sobre as mesmas crianças que eles já conhecem tão bem”. Os slides, as dinâmicas, as fotos, e os materiais expostos foram pensados para acolher e provocar cada um dos adultos presentes. Para que pudéssemos, juntos, ver algo novo na criança, algo que antes destes encontros ainda não víamos. Para isso, a reunião precisa mesmo deste sentido de reencontro, porque a priori já nos unimos um dia. Unimo-nos, educadores e pais, por meio do desejo e do propósito de educar, da melhor forma, as crianças que hoje estão conosco.
Por: Marilene Negrini
Coordenadora Pedagógica
Espaço Criança Eurofarma Itapevi & UNIEPRE