O espaço físico adequado e favorável ao desenvolvimento infantil, influencia de maneira singular o comportamento, o pensar e o agir das crianças.
Entendemos que a organização dos espaços, na Educação Infantil, deve ser voltada para que as crianças possam explorar os elementos que os constituem de diferentes formas.
Acreditamos que a observação das maneiras nas quais as crianças brincam, do que brincam, o que mais gostam de fazer, em quais espaços preferem ficar, quais atividades são mais envolventes, e, também, a forma como se comunicam, são elementos importantes para que o planejamento das atividades resultem numa interação vivenciada pelas crianças, e se tornem experiências e aprendizagens significativas.
Na UNIEPRE, as educadoras pensam na importância dessa ambientação, selecionam materiais, planejam atividades e promovem momentos na rotina de acordo com as potencialidades de cada criança, fundamentam as práticas educativas em preceitos que valorizam a exploração e a descoberta.
Contudo, por meio da oferta de objetos simples, do dia a dia, que também são conhecidos como materiais não estruturados, é possível oferecer ambientes ricos, com possibilidades de experiências nas quais as crianças têm oportunidades para explorar por si mesmas, sem intervenção direta dos adultos.
Luana Gonçalves
Gerente de Unidade SSP