“O Mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.”
RCNEI, pag. 163
Diante das diversas experiências que as crianças do berçário vivenciam, com materiais de largo alcance, como: texturas, objetos sólidos, materiais líquidos, a exploração pelos bebês no tanque de areia estimula, ainda mais, às novas descobertas por nossos pequenos.
A exploração e o contato com um novo ambiente e material nem sempre causam alegria ou são agradáveis a quem explora pela primeira vez, pois os sentimentos e as sensações são muito individuais. Observamos que alguns bebês demonstraram receio de explorar o novo ambiente, aflição ao ter a areia aderida a sua pele e a recusa de permanecer no local proposto pelas educadoras.
O primeiro encontro dos nossos bebês com o tanque de areia evidenciou a expressão de vários sentimentos. A imensidão azul de areia, a sensação da textura e a temperatura pelo corpo causaram, nos pequenos, diversas sensações e a possibilidade de muitas descobertas.
O Lorenzo demonstrou satisfação e muito interesse logo que teve contato com o novo ambiente expressou felicidade e envolvimento, explorando a areia com as mãos, pés e objetos estrategicamente escolhidos pelas professoras para a atividade.
Milena observou que ao encher o funil e levanta-lo a areia passava pelo bico e caia rapidamente e por diversas vezes efetuou esse movimento, sempre atenta aos resultados obtidos com a sua ação.
No decorrer desses momentos, observamos as diferentes reações e sentimentos evidenciados pelos bebês quando estão brincando no tanque de areia. Por vezes, eles nos fazem buscar novas estratégias, temos sempre a intenção de que os pequenos se sintam confortáveis, seguros e tranquilos nesse ambiente. Pouco a pouco, vemos surgir nos pequenos o sentimento de competência e autonomia frente ao novo ambiente e desafios que eles proporcionam.
Educadoras do Berçário
Elizete Santos, Luciana de Melo, Michele Figueira, Tatiane Vasconcelos e Valquíria Cardoso
Unidade Recreio Infantil UNIEPRE-Pfizer