Facilities x Terceirização
Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.
Quero ler
Uma empresa apresenta necessidades diversas para se manter operando de maneira lucrativa e segura. Se antes cada negócio precisava atender às demandas por meio de sua infraestrutura interna, atualmente, uma opção vantajosa vem crescendo no mercado e merece destaque: a terceirização de suas atividades.
As chamadas facilities, literalmente traduzidas como “facilidades”, nada mais são que a contratação de serviços de infraestrutura, o que garante melhores resultados para todas as partes envolvidas. Cada vez mais comum nos mais diversos setores, a tendência é que esse tipo de serviço domine as contratações em um futuro próximo.
Quer saber como isso pode potencializar o seu negócio? Então descubra o que são facilities e saiba quais são os serviços mais procurados!
Facilities são serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes. Em outras palavras, em vez de contratar a equipe internamente, o empreendedor fechará negócio com outra empresa, que designará os funcionários responsáveis pela efetivação de determinadas operações e tarefas.
Resumindo, são facilidades procuradas por uma organização que decide terceirizar algumas de suas atividades-meio. É o caso de condomínios, empresas e indústrias em geral, que contratam facilities para fornecer suporte na sua retaguarda e facilitar a operacionalização.
Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e jardinagem. Porém, o recurso oferece soluções para os mais diversos setores, como no RH e no setor pessoal.
Quando um empreendimento contrata esse tipo de serviço, também é comum que seja mandado um gerente de facilities, ou seja, um profissional gabaritado que vai supervisionar todas aquelas atividades. Este executivo é vital para manter o controle daquilo que está sendo realizado.
A contratação de facilities apresenta vantagens significativas. Um aspecto bem positivo é que, com a contratação desses serviços, a empresa contratante pode manter o foco em sua atividade-fim. Em empresas maiores, a importância das facilities tende a aumentar. Qual negócio de grande porte tem tempo para se preocupar muito com atividades como a limpeza e manutenção do local?
Terceirizando atividades que não são primordiais, a organização economiza tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados.
É preciso ter em mente que, apesar de serem atividades de apoio, elas ainda são fundamentais para o bom andamento de um estabelecimento. É muito improvável que um shopping mal cuidado, por exemplo, seja muito frequentado. Por isso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de simplesmente não se preocupar com aquelas áreas. E é para ocupar esse espaço que desponta a terceirização dos serviços.
Outra vantagem é que uma empresa que opta pela terceirização de suas atividades-meio em geral se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com uma equipe especializada e bem treinada, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode diminuir a estrutura de seu departamento de RH.
O que é importante lembrar é que a empresa contratante precisa fiscalizar o fiel cumprimento da legislação trabalhista pela contratada, a fim de evitar problemas, uma vez que ela é corresponsável.
No mercado de facilities, alguns serviços são mais procurados pelo fato de poderem ser terceirizados sem maiores problemas. Entre eles, estão:
Segurança e portaria
Qualquer empresa ou condomínio precisa se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no local. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, é algo que pode ser contratado na forma de facilities e, por isso, o serviço de segurança e portaria é um dos mais procurados.
Os profissionais são especializados e treinados para o trabalho e a equipe designada se adapta às necessidades do negócio.
Limpeza e conservação
Outro serviço muito procurado é o de limpeza e conservação. Como esses dois aspectos são fundamentais para o bem-estar e a saúde dos colaboradores da empresa, a contratação de facilities se destaca nesse segmento.
Geralmente, a empresa contratada fornece todo o equipamento e os materiais necessários para a execução de serviços de alto nível profissional, inclusive de jardinagem.
Recepção e atendimento
Receber bem clientes e visitantes é importante para o sucesso de qualquer negócio. A primeira impressão é a que permanece! As facilities incluem serviços de portaria, recepção, telefonista e de guarda de correspondência e recados.
Recrutamento e seleção
O processo de seleção de candidatos é fundamental para o sucesso de uma empresa, já que encontrar o colaborador com o perfil adequado para cada cargo maximiza resultados. Montar e manter uma equipe de RH interna, no entanto, pode ser oneroso para seu negócio.
Nesse sentido, os serviços terceirizados se apresentam como ótima alternativa, já que oferecem profissionais capacitados para se encarregar do recrutamento e seleção e que não precisam, necessariamente, fazer parte de sua folha de pagamento.
Como contratar uma empresa de facilities?
Decidiu que irá contratar uma empresa terceirizada? Então, antes de tudo, é preciso fazer uma avaliação do estabelecimento — seja comercial ou condomínios — para saber qual é a necessidade daquele local. A inspeção predial faz essa avaliação técnica, e também elenca quais serviços são os mais urgentes. Normalmente, as inspeções devem ser feitas continuamente em um dado intervalo de tempo, e quem as cumpre são empresas de engenharia especializadas.
Depois de feita a inspeção predial, é a hora de contratar uma empresa de facilities. Para escolher uma boa empresa, é preciso, antes de tudo, estudar. Procure na internet por empresas na sua cidade, e faça um levantamento desses locais. Depois disso, parta para a análise: quais delas oferecem os melhores negócios? Quais combinam mais com o seu perfil?
Leve em conta aspectos como a qualificação técnica, o tempo de mercado, a regularidade e a idoneidade da empresa. Procure também por opiniões de antigos clientes, para saber se aquela empresa de fato é confiável. Uma ótima dica é consultar a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Manutenção Predial (Abrempi), que tem uma relação das empresas desse segmento.
Após contratada a empresa, o trabalho não acabou! É importante manter controle das atividades realizadas, a fim de saber se a empresa de fato cumpre aquilo que está em seu contrato. Falando nisso, a elaboração desse documento é fundamental para alinhar as expectativas do contratante à capacidade da empresa contratada.
Especifique o máximo possível as atividades realizadas, e deixe bem claro para a empresa qual é seu escopo de trabalho.
A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para as suas atividades-fim. Já está pensando em adotar facilities? Para obter resultados ainda melhores, leia aqui o guia completo de terceirização de serviço.
A contratação de facilities apresenta vantagens significativas. Um aspecto bem positivo é que, com a contratação desses serviços, a empresa contratante pode manter o foco em sua atividade-fim, o que garante melhores resultados para todas as partes envolvidas.
A alimentação na infância requer afetividade, sensibilidade, cuidados específicos e individualizados, além do conhecimento técnico-cientifico complexo e necessário sobre nutrição pediátrica, que será a base para o crescimento e desenvolvimento de cada criança e adolescente.
Um Serviço de Nutrição coletiva para crianças se torna desafio ampliado quando comparado ao do adulto, dado à especificidade da idade, da formação do hábito alimentar e dos riscos provenientes da experiência de introdução dos novos alimentos.
Desde 1989, a UNIEPRE presta Serviços de Nutrição Infantil especializados para crianças de 0 a 18 anos, reconhecidos pelos seus consumidores diretos e indiretos como setor de alta qualidade, atendimento diferenciado e gestão com visão sistêmica e sustentável, que garantem custo-benefício diferenciados.
A formação técnica continuada dos seus profissionais, o cuidado na elaboração de cardápios e foco nas individualidades fazem dos Serviço de Nutrição UNIEPRE um diferencial para berçários, creches e escolas de educação infantil, fundamental e médio.
Garantia de:
- Atendimento de todas exigências de boas práticas e NR'S que são exigidas para o serviço de nutrição;
- Certificação da ANVISA-Agencia Nacional de Vigilância Sanitária;
- Auditorias externas e internas;
- Parâmetros de alimentação na infância com padrões internacionais;
- Educação em saúde alimentar e acompanhamento de dados pondero-estatural;
- Serviços alinhados à proposta pedagógica que respeita e valoriza a criança em todas as ações que envolvem o cuidado da alimentação.
O Grupo Uniepre fundado, há 30 anos, com vasta experiência na prestação de serviços de higiene ambiental em berçários e escolas, bem como no desenvolvimento e qualificação de profissionais que atuam em limpeza, manutenção e conservação predial, está ampliando seu portfólio de atuação para empresas e instituições de interesse à saúde, como: hospitais, academias, clínicas e postos de saúde, laboratórios, consultórios médicos, clubes e hotéis, bem como para indústrias farmacêuticas, centros comerciais, centros residenciais e segmentos com interesse na especialização dos nossos serviços.
A Uniepre, desde sua criação, vem desenvolvendo uma maneira própria de atendimento aos parceiros, buscando aliar tecnologia de ponta à excelência de atendimento, com a satisfação de 100% dos clientes atualmente atendidos.
Para oferecermos um trabalho de HIGIENE AMBIENTAL de excelência, além das supervisões e acompanhamentos diários dos trabalhos, temos a preocupação em oferecer anualmente aos profissionais TREINAMENTOS DE PRIMEIRO SOCORROS, CAPACITAÇÕES como o projeto INTER UNIDADES que já está no seu sexto ano, e é voltado para as atualizações nos processos de limpeza e que atendem às NR-32 e NR-6. A equipe técnica participa da HIGIEXPO anualmente no intuito de conhecer as atualizações do mercado e formar parcerias com as empresas que oferecem novas tecnologias e novos produtos.
– MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
- LIVRO BASE UNIEPRE voltado para higiene específica de cada ambiente
- POP Procedimento Operacional Padrão
O nosso processo de limpeza é realizado por áreas: não crítica, semi crítica e crítica de acordo
com as orientações da VIGILÂNCIA SANITÁRIA e AMBIENTAL
Ainda com o objetivo de oferecer serviços de qualidade aos nossos atuais clientes, bem como clientes potenciais , e a comodidade do nosso gerenciamento de obras e /ou manutenção, a PLURISERVICE realiza:
Construção Civil:
- Projeto e Execução de obras de Creches e Escolas de Educação Infantil, podendo participar em partes do empreendimento, desde a concepção do Projeto de Arquitetura, ou em sua total execução, englobando da fundação ao acabamento final;
- Gerenciamento, administração e assessoria de projetos.
Reformas:
- Execução de reformas internas e externas de Creches e Escolas de Educação Infantil, assessorando na escolha de materiais e definição de projeto e lay-out interno.
Manutenção em geral:
- Terceirização da manutenção predial em Creches e Escolas Educação Infantil, definindo e coordenando a equipe, caracterizando pontos principais de atuação.
- Acompanhamento técnico dos serviços executados e a executar.
Para tanto, garantimos:
- Resultados dentro do prazo estabelecido,
- Garantia de boa relação custo&benefício,
- Equipe de trabalho qualificada,
- Execução da obra e manutenção dentro das normas de segurança estabelecidas específicas para Escolas.
Em nosso portfólio de serviços, algumas das obras já realizadas:
- Concepção do Projeto e Gerenciamento da Execução da Reforma da Unidade Particular de Educação Infantil da UNIEPRE localizada na Zona Norte de São Paulo – SP;
- Reforma da Unidade de Educação Infantil Zoetis & UNIEPRE, localizada em Guarulhos – SP.
Considerados serviços de baixa complexidade na maioria das empresas que o executam, na PLURISERVICE, Portaria e Recepção “são coisa séria”, pois como trabalhamos com escolas onde se envolvem o atendimento de pais e crianças, as profissionais disponibilizadas são muito treinadas e capacitadas para a demanda específica das famílias, com informações precisas e rápidas, sejam elas presenciais, via telefone, ou via qualquer outro meio de comunicação família & escola.
Para tanto, adequamos nosso procedimento padrão à cultura e necessidade de cada cliente, o qual, quando contrata um
serviço de terceirização de portaria e/ou recepção, espera ter a garantia de segurança, cordialidade e precisão.
Os funcionários da PLURISERVICE designados para esta prestação de serviços, antes do início
efetivo das atividades, passam por treinamentos específicos no nosso Centro de Formação de:
- Primeiros Socorros;
- Conceitos básicos do Projeto Educacional da Escola cliente;
- Conceito de atendimento servil e cordial;
- Concepção de Criança, de Homem e de Educação.
Na PLURISERVICE, os serviços de Recrutamento e Seleção de Profissionais é focado para a demanda específica do cliente, seja ele de atuação em Educação, seja de atuação em serviços de interesse à Saúde:
Profissionais executivos:
- Diretores, coordenadores pedagógicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, etc...
Este processo deve estar sempre alinhado à cultura e valores do cliente, objetivando qualitativa e quantitativamente a inserção rápida do executivo à cultura da empresa contratante.
- Todo processo se inicia com uma entrevista específica com o cliente, onde passamos a entender as reais necessidades do cargo a ser ocupado, bem como o estilo de liderança “praticado” na empresa.
O Recrutamento e Seleção propriamente ditos:
- Com as necessidades levantadas, acionamos os meios disponíveis de recrutamento no mercado e iniciamos o processo no nosso RH, apresentando, a depender do cargo a ser ocupado, no mínimo 6 candidatos, os quais passarão pelos critérios estabelecidos na complexidade da função.
O Profissional Temporário:
- Como solução para demandas rápidas, por tempo determinado, e atendendo à legislação vigente 6.019/74, a contratação do profissional temporário, não menos importante para os clientes, visa a flexibilidade e agilidade dos processos de inclusão e desligamento de pessoas das instituições, “pulando” processos mais burocráticos. No entanto, neste tipo de serviço, as etapas de recrutamento e seleção também obedecem e garantem a necessidade específica temporária das instituições.
FORMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL, COM MBA EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR PELA FIA-USP
FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA COM PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM COM PÓS GRADUAÇÃO EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NAS ÁREAS DE SAÚDE - UNIFESP
COORDENADORA DE RECURSOS HUMANOS FORMADA EM DIREITO COM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS PELA FGV-SP
Venha tomar um café conosco! Nosso escritório fica localizado na zona norte de São Paulo.
R. José Margarido, 227 - Santana, São Paulo
(11) 2283-4759 | (11) 22832860
pluriservice@uniepre.com.br
www.pluriservice.com.br